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Museu da Imagem e do Som

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NECMIS 2018 | Lançamento dos documentários + Bate-papo

O MIS apresenta os resultados da residência 2018 do NECMIS.

Data

19/12/2018 a 21/12/2018

Horários

Quarta e sexta, às 19h

Ingresso

Gratuito | Retirada 1h antes na recepção

Público: Para maiores de 16 anos

No dia 19 de dezembro, quarta, às 19h, o MIS apresenta gratuitamente ao público os resultados da residência 2018 do NECMIS – Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS, coordenado pelo filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé. A programação conta com as exibições dos documentários Corpos instáveis, da antropóloga Marisol Marini, e Talvez num tempo da delicadeza – o Amor no contemporâneo, do pesquisador em filosofia Brunno Almeida Maia. 

Para complementar a atividade, no dia 21 de dezembro, sexta, às 19h, os residentes realizam um Ciclo de Debates sobre os principais temas das pesquisas e dos documentários. A mesa Dilemas, Desafios e futuro dos corações artificiais conta com a participação de Glaucio Furlanetto, Diolino José dos Santos Filho e Marisol Marini; em sequência, é a vez de O amor no contemporâneo: perspectivas filosóficas, que terá a presença de Luiz Felipe Pondé e Brunno Almeida Maia. 

A Residência no Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS (NECMIS) possui caráter educativo e visa desenvolver pesquisa na área de humanidades aplicada a obras de mídias audiovisuais.

Toda a programação é gratuita. Para participar, basta retirar os ingressos 1h antes de cada atividade. 

CORPOS INSTÁVEIS
Corpos instáveis é um projeto híbrido, que alterna entre a linguagem naturalista e a poética visceral. Na esteira de um movimento no campo documental que busca problematizar as fronteiras entre ficção e realidade, dissolvendo-as ou evidenciando sua porosidade, o filme recorre a linguagens diversas para abordar uma temática profunda, uma sombra existencial que acompanha a humanidade e se expressou de inúmeras formas em diferentes cosmologias. O filme aborda a utilização de dispositivos médicos chamados de corações artificiais, que são tecnologias utilizadas como alternativa ao transplante de órgãos, como forma de prolongar e melhorar a qualidade de vida de pacientes com insuficiência cardíaca grave que aguardam na fila de espera por um transplante de coração. Dialogando com a hipótese de que os corações artificiais podem operar como uma pedagogia para a morte, o projeto procura abrir espaço para o debate sobre os dilemas em torno do desenvolvimento e utilização desses dispositivos, investigando como é viver com coração artificial e lançando questões em torno das transformações nas concepções de corpo, vida/morte e do próprio humano. Melete thanatou era a defesa de Platão e dos estóicos a respeito da filosofia como um exercício para a morte, inerente à vida. Será que somos uma sociedade que criamos aparatos, porém emprestamos metáforas para dar-lhes sentidos? Ou será que podemos considerar que essas tecnologias são também dispositivos de reflexão, de pensamento, que nos faz ruminar sobre grandes questões existenciais?

TALVEZ NUM TEMPO DE DELICADEZA – O AMOR NO CONTEMPORÂNEO
Talvez num tempo da delicadeza – o Amor no contemporâneo é um documentário escrito e dirigido pelo pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) Brunno Almeida Maia, para a residência de pesquisa 2018 do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do Museu da Imagem e do Som), sobre a paixão-amorosa no contemporâneo.

O documentário busca investigar a fisionomia das relações conflituosas, ambivalentes e dialéticas entre o tema da paixão-amorosa, enquanto fenomenologia, com as perspectivas da cidade contemporânea (São Paulo), e a busca do indivíduo para a formação de sua identidade no todo social (a sociedade), tendo como metáfora para o objeto artístico a questão da passagem do tempo. Por outro lado, visa apresentar ao público, um breve panorama da descontinuidade histórica do conceito de paixão-amorosa na tradição filosófica, literária e cinematográfica do ocidente.

No aspecto formal da obra, Talvez num tempo da delicadeza estabelece o diálogo entre as diferentes linguagens utilizadas no processo de feitura de um documentário: cenas poéticas com aspecto ficcional, entrevistas com especialistas, pesquisadores e personagens que vivenciam a situação em questão e narrativas off com explicações históricas e filosóficas.

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