MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Notas Contemporâneas | Amaral Vieira

Na edição de agosto do Notas Contemporâneas, projeto que realiza a captura de depoimento oral de artistas da música erudita contemporânea, o compositor convidado é Amaral Vieira, o mais prestigiado nome da chamada música nova, que traçou uma trajetória musical de estilo instigante e inovador.

Data

15/08/2012

Horários

20h

Ingresso

R$ 4 (50% de desconto para estudantes)

Ingressos à venda na Recepção MIS ou através do site: www.ingressorapido.com.br

O Notas Contemporâneas realiza a captura de depoimento oral, mídia esta que se destaca no Acervo MIS ao longo dos seus 40 anos. O projeto atual, com curadoria de Cleber Papa, coleta registros orais de artistas da música erudita contemporânea.

Na edição de agosto o compositor convidado é Amaral Vieira, o mais prestigiado nome da chamada música nova, que traçou uma trajetória musical de estilo instigante e inovador. Suas gravações fonográficas contam atualmente com mais de 120 títulos e incluem obras dos mais diversos compositores, assim como o registro de suas próprias composições, que ultrapassam 500 obras, e têm sido gravadas por ele próprio e por outros artistas em vários países do mundo.
  
PROGRAMA – Notas Contemporâneas de Agosto
1- Henrique Amado – Flauta; Marcos Aragoni – Piano.
Quatro peças das “Seis Alegorias para flauta e piano”, opus 290 (1998): Andante misterioso (I), Vigoroso (III), Andante plácido (V) e Allegro giocoso (VI)
 
2- Magda Painno – Mezzo Soprano; Marcos Aragoni – Piano; Leonardo Pace – (leitura de Poemas). Canções do ciclo “Poemas de Amor y uma Canción Desesperada”, para mezzosoprano e piano, com versos de Pablo Neruda: Para mi corazón, opus 179 b (1983),Te recuerdo, opus 270 (1993)
 
3- Maria Constança Audi Almeida Prado Moreno – Violino
Marcos Aragoni – Piano; Novelette opus 295, para violino e piano.
 
4- Edmundo Bello – Violoncelo; Marcos Aragoni – Piano. Elegia e Burlesca opus 301, para violoncelo e piano.
 
5- Maria Constança Audi Almeida Prado Moreno – Violino; Edmundo Bello – Violoncelo; Marcos Aragoni – Piano. Terzetto para violino, violoncelo e piano, opus 7 (1962/63) Andantino. Larghetto. Allegretto, quase Allegro.
 
6- Amaral Vieira – Piano
Alvizze Camozzi – (ator- Leitura de texto)
Alvorecer do Século da Humanidade para piano, opus 256 (1991)
obra inspirada na Proposta de Paz de Daisaku Ikeda, Presidente da Soka Gakkai International.
 
Sobre o artista
Nascido em São Paulo em 1952, Amaral Vieira é um dos mais bem sucedidos e versáteis músicos brasileiros. Este grande êxito dentro da carreira artística deve-se à postura de seriedade de sua intensiva atividade musical, que lhe assegurou, no Brasil e Exterior, uma sólida posição como pianista, compositor, pedagogo e musicólogo. Seus Mestres no Brasil foram: Souza Lima (piano) e Artur Hartmann (composição). Na França, estudou no Conservatório de Paris sob a orientação de Lucette Descaves (piano) e Olivier Messiaen (composição). Como bolsista do DAAD, diplomou-se pela Faculdade Superior de Música de Freiburg, onde estudou com Carl Seemann (piano) e Konrad Lechner (composição). Em seguida realizou, a convite do Conselho Britânico, em Londres, um estágio com o pianista Louis Kentner, que foi por sua vez discípulo de um ex-aluno de Liszt na Hungria. Ao regressar ao Brasil em 1977, fixou residência em São Paulo e deu imediatamente início a um dos mais intensos trabalhos de divulgação pioneira dentro da música de concerto, com ênfase especial à apresentação de um repertório de grande responsabilidade e muitas vezes, ainda inédito em nosso país, como foi o caso da apresentação integral, pela primeira vez na América Latina, do Ciclo das 19 Rapsódias Húngaras de Franz Liszt, que Amaral Vieira realizou no Museu de Arte de São Paulo.
Governo do Estado de SP