MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Notas Contemporâneas | Di Melo

O convidado de outubro é Di Melo, que conversará com Zeca Camargo no palco do auditório do MIS

Data

19/10/2022

Horários

20h

Ingresso

Ingresso gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)

Classificação indicativa livre 

O projeto mensal do MIS registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música popular brasileira. Entre os convidados que já participaram da iniciativa estão Ney Matogrosso, Carlinhos Brown, Simone, Ivan Lins e Moraes Moreira. 

A iniciativa se divide em duas etapas: a primeira é composta de um longo depoimento conduzido pela historiadora Rosana Caramaschi e realizado em estúdio, que passa a integrar o acervo do MIS. A segunda etapa é realizada ao vivo no palco do Auditório MIS, com mediação do jornalista Zeca Camargo e a presença do grupo Gama Musical, dirigida por Yan Montenegro, que cria releituras inéditas e exclusivas dos maiores sucessos do homenageado. A entrada é livre, e o público pode participar fazendo perguntas, que passam a integram o roteiro da noite. 

No mês de outubro, o convidado é o recifense Di Melo. Com 45 anos de carreira musical, hoje é referência no que diz respeito à black music no Brasil. Seus álbuns são caracterizados pela variedade de gêneros musicais, incluindo a mistura de elementos da música soul e do funk com a psicodelia. 

Sobre o convidado
Di Melo
(Roberto de Melo Santos) é um dos principais nomes da música brasileira. Além de cantor é também compositor, poeta, pintor, ator e soulman. Ele comemora em grande estilo suas vivências artísticas e compartilha seus novos registros musicais, trazendo novas composições, poesias musicais e participações de grandes nomes da música. Com grooves irresistíveis e letras questionadoras, o artista levou seu trabalho a grandes festivais de música popular brasileira e alternativa. Em 1975, o artista foi contratado pela EMI-Odeon, onde realizou seu épico álbum “Di Melo”, que tem a sua edição em vinil como umas das mais raras e valiosas peças do mercado. Neste seu trabalho de estreia, contou com participações especiais de nomes como Heraldo Dumonte, Violas e Violões, Hermeto Paschoal, Cláudio Bertrame, Ubirajara, Geraldo Vespar, Capitão, Bolão entre outros. Após alcançar o sucesso e cair no esquecimento, chegando até mesmo a ser dado como morto por muitos, Di Melo teve seu trabalho resgatado e admirado no mundo inteiro por músicos, DJs e pesquisadores da música brasileira após o relançamento de algumas faixas do seu disco na Europa. Nos anos 1990, o LP tornou-se sucesso entre DJs europeus e teve a faixa “A vida em seus métodos diz calma” incluída numa coletânea da gravadora e selo Blue Note. O mesmo álbum chegou a ser relançado em CD (2002) dentro da coleção Odeon 100 anos, coordenada por Charles Gavin (ex-Titãs). Em 2011, foi lançado o documentário “Di Melo: o imorrível”, ponto de retomada para alavancar sua carreira, sendo premiada no 40o Festival de Cinema de Gramado e no XVI Cine PE. Em 2015, o disco “Di Melo: o imorrível” foi lançado, possibilitando shows por todo o Brasil e exterior. Entre os destaques do álbum, estão participações especiais de Larissa Luz, BNegão e música composta em parceria com Geraldo Vandré. Ainda no tour de divulgação do disco em 2018, Di Melo pisou nos palcos de Festivais de Verão em cidades como Londres, Lion, Toulouse, Paris e nos consagrados Nice JazzFestival e Jazz à Vienne. O ano de 2019 chegou trazendo ao público “A.E. I.O.U”, novo single lançado em parceria com a banda francesa Cotonete, que numa vinda ao Brasil se apaixonou pelo cantor. Uma noite o que era pra ser uma reunião, se tornou um jantar musicado pelo violão e voz de Di Melo, que com alguns arranjos da Cotonete resultou no novo disco, “Atemporal”. E, fazendo jus à sua própria atemporalidade, esse recifense já maduro, mas muito disposto, tem feito as pistas pegarem fogo no Brasil e fora levando seu show de um modo único e Vibrante. 

Sobre o mediador   
Zeca Camargo
é jornalista, escritor, palestrante e apresentador de televisão. Tem longa trajetória na TV e nos principais jornais do país. Sua carreira é marcada por entrevistas com ícones da música nacional e internacional. No livro “De A-HÁ a U2”, ele revela bastidores de seus encontros com nomes como Madonna, Lady Gaga, Cazuza, Paul McCartney e muitos outros. Como apresentador, esteve à frente dos programas Fantástico e É de Casa, da Rede Globo, e MTV no ar, do canal MTV Brasil. Na atualidade, assina uma coluna do caderno de Turismo da Folha de S.Paulo, é colaborador do jornal e do canal de notícias Globo News.  Atua ainda como diretor artístico da TV Bandeirantes e apresenta os programas 1001 Perguntas, no ar de segunda a sexta na emissora, e o Comer é Viajar, exibido no Canal Sabor & Arte.   

Sobre a banda  
O grupo Gama Musical nasceu com o intuito de homenagear os convidados do programa Notas Contemporâneas, sempre trazendo releituras de clássicos de seu repertório, originais e inéditas, executadas ao vivo. A adaptação das canções, arranjos e direção musical ficam a cargo do pianista Yan Montenegro, e a formação da banda é pensada de acordo com cada artista convidado. 

Governo do Estado de SP