MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Notas Contemporâneas | Mateus Aleluia

Em setembro, o MIS realiza duas edições do projeto, iniciando com Mateus Aleluia

Data

14/09/2022

Horários

20h

Ingresso

Gratuito

Ingresso gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS) 

Classificação indicativa livre 

O projeto mensal do MIS registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música popular brasileira. Entre os convidados que já participaram da iniciativa estão Ney Matogrosso, Carlinhos Brown, Simone, Ivan Lins e Moraes Moreira. 

Em setembro, o MIS realiza duas edições do projeto, iniciando com Mateus Aleluia. Natural de Cachoeira, na Bahia, o cantor, compositor e pesquisador da musicalidade afrobrasileira se destaca no cenário da world music como uma das vozes mais marcantes da última década. Premiado pelos seus últimos trabalhos lançados, em 2018 teve o seu álbum “Fogueira doce” destacado como um dos melhores álbuns do ano. Em 2020, ele comemorou 50 anos de carreira musical que se iniciou no trio vocal Os Tincoãs, considerado pioneiro em trazer à música popular brasileira, de forma consistente, o universo poético do candomblé e da umbanda. Com sofisticados arranjos vocais, a obra d’Os Tincoãs é considerada ainda hoje um capítulo singular na história da música brasileira. Em Angola, onde Mateus Aleluia viveu por 20 anos, ele desenvolveu, através do Ministério da Cultura daquele país, o trabalho de pesquisador cultural, tendo desta forma conhecido e aprofundado os seus estudos em diversas províncias. Tornado comendador em 2019 pela Bahia, seu estado natal, ele é considerado uma das personalidades culturais mais importantes do Brasil atual. Em 2020, foi tema do filme documentário “Aleluia, o canto infinito do Tincoã”; em 2022, lançou o icônico álbum "Afrocanto das nações – Jêje", onde apresenta a sua visão acerca do universo sensível e religioso do Nação Jêje, oriunda das mitologias dos povos Ewe, Ashanti, Fon, localizados no antigo Reino do Daomé, atual Benin. 

Site do projeto

A iniciativa se divide em duas etapas: a primeira é composta de um longo depoimento conduzido pela historiadora Rosana Caramaschi e realizado em estúdio, que passa a integrar o acervo do MIS. A segunda etapa é realizada ao vivo no palco do Auditório MIS, com mediação do jornalista Zeca Camargo e a presença do grupo Gama Musical, dirigida por Yan Montenegro, que cria releituras inéditas e exclusivas dos maiores sucessos do homenageado. A entrada é livre, e o público pode participar fazendo perguntas, que passam a integram o roteiro da noite. 

Sobre o mediador 

Zeca Camargo é jornalista, escritor, palestrante e apresentador de televisão. Tem longa trajetória na TV e nos principais jornais do país. Sua carreira é marcada por entrevistas com ícones da música nacional e internacional. No livro “De A-HÁ a U2”, ele revela bastidores de seus encontros com nomes como Madonna, Lady Gaga, Cazuza, Paul McCartney e muitos outros. Como apresentador, esteve à frente dos programas Fantástico e É de Casa, da Rede Globo, e MTV no ar, do canal MTV Brasil. Na atualidade, assina uma coluna do caderno de Turismo da Folha de S.Paulo, é colaborador do jornal e do canal de notícias Globo News.  Atua ainda como diretor artístico da TV Bandeirantes e apresenta os programas 1001 Perguntas, no ar de segunda a sexta na emissora, e o Comer é Viajar, exibido no Canal Sabor & Arte. 

Sobre a Banda 

O grupo Gama Musical nasceu com o intuito de homenagear os convidados do programa Notas Contemporâneas, sempre trazendo releituras de clássicos de seu repertório, originais e inéditas, executadas ao vivo. A adaptação das canções, arranjos e direção musical ficam a cargo do pianista Yan Montenegro, e a formação da banda é pensada de acordo com cada artista convidado. Para esta edição, teremos a participação dos músicos:  

Yan Montenegro – direção musical e arranjos 

Graça Cunha – voz 

Raae – voz 

Lais Yasmin – voz 

Raphael Badell – bateria eletrônica 

Nixon Silva – baixo e programação 

Governo do Estado de SP