MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

O cinema pós-moderno de Quentin Tarantino

Ministrado por Marcelo Lyra, o curso O cinema pós-moderno de Quentin Tarantino pretende estudar as técnicas narrativas do diretor americano, suas influências e as diversas formas de citações que ele coloca em todos os seus filmes, sejam de forma explicita ou nas entrelinhas. Inscrições abertas.

Data

02/06/2014 a 11/06/2014

Horários

8 encontros 9 às 12h

Ingresso

R$ 80

Seleção: ordem de chegada das inscrições

Inscrições encerradas

Confira as condições dos Cursos MIS

Ministrado por Marcelo Lyra, o curso O cinema pós-moderno de Quentin Tarantino pretende estudar as técnicas narrativas do diretor americano, suas influências e as diversas formas de citações que ele coloca em todos os seus filmes, sejam de forma explicita ou nas entrelinhas. É um universo infindável de referências a filmes (dos clássicos aos filmes de samurai e faroeste italiano), séries de TV, desenhos animados e quadrinhos, tudo perfeitamente integrado à trama, o que torna Tarantino a mais perfeita tradução da arte pós-moderna no cinema.

O curso busca também desconstruir o estilo do diretor, analisando a estrutura dos roteiros, posicionamento de câmera, e a dinâmica da montagem, duas questões essenciais em sua obra e resultam num cinema que navega entre a ação, o suspense e o humor, criando um estilo único e inconfundível.

Sobre o professor
Formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989, Marcelo Lyra passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 02 do Jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando inicia-se como crítico de cinema. Foi subeditor do caderno de TV do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, revista Bizz e outros. Atualmente é crítico do jornal Valor Econômico, da revista Língua Portuguesa e do site Cinequanon.
É autor do livro “Cinema Como Razão de Viver. Cursou Edição, Roteiro, História da Crítica e Crítica do Audiovisual na ECA-USP. Atua também como repórter de cinema, tendo acompanhado os sets de filmagem de mais de 30 filmes, de diretores como Ruy Guerra, Walter Carvalho, Tata Amaral, Ugo Giorgetti, e outros, especialmente Carlos Reichenbach, onde esteve no set por várias vezes, para escrever sua biografia. 
Governo do Estado de SP