MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

O urso terrorista e outras histórias de cinema

O MIS realiza a noite de autógrafos de O urso terrorista e outras histórias de cinema, teatro e televisão, de Mario Masetti. O lançamento conta também com exibição de Teje Preso, piloto da sérieSai Dessa, às 20h. Idealizada pela produtora SP Filmes de São Paulo e um grupo de atores, autores e técnicos, as sinopses de seus episódios foram transformadas por Masetti nos contos presentes no livro. Sua exibição no evento de lançamento da obra busca reavivar as possibilidades de realização da série.

Data

10/05/2016

Horários

19h

O MIS realiza a noite de autógrafos de O urso terrorista e outras histórias de cinema, teatro e televisão, de Mario Masetti. O lançamento conta também com exibição de Teje Preso, piloto da série Sai Dessa, às 20h. Idealizada pela produtora SP Filmes de São Paulo e um grupo de atores, autores e técnicos, as sinopses de seus episódios foram transformadas por Masetti nos contos presentes no livro. Sua exibição no evento de lançamento da obra busca reavivar as possibilidades de realização da série. 

 
A obra O urso terrorista e outras histórias de cinema, teatro e televisão, inicialmente, seria uma série de TV intitulada Sai Dessa, mas o projeto ainda não se concretizou. As histórias ficaram paradas, mas seus personagens teimavam em voltar e brigar por um papel. Mario, o autor, resolveu transformar os textos em contos, aproveitando a força da realidade com uma boa dose de ficção. Assim, com 21 saborosas histórias, a obra conta com um tom descontraído e linguagem apurada. 
 
Além do material de pesquisa e as histórias selecionadas, outra fonte de inspiração foi o filme Boleiros, de Ugo Georgetti, amigo querido e com quem já fez vários filmes, companheiro de muitas conversas para pensar a vida. 

Mario afirma que todas as saias justas são verdadeiras, a maior parte delas ele ouviu de um grupo de atores que semanalmente se reúne em um boteco para jogar sinuca, tomar cerveja e conversar. Ele optou por não colocar os nomes reais dos personagens que protagonizaram essas situações engraçadas e emocionais. “Tive a preocupação de não entregar ninguém e não criar constrangimentos, mas todas essas histórias aconteceram mesmo”, garante.
 
Para ele, o livro tem como objetivo, além do entretenimento, formar um painel da atividade artística brasileira, contemplando o que a profissão tem de mais essencial: a diversão, a solidariedade e a capacidade de se livrar dos piores “micos” com bom humor e comprometimento.

Sobre o autor
Mario Masetti nasceu em São Paulo/SP em 1951.Trabalhou como assistente de Augusto Boal, no Teatro de Arena de São Paulo, e Fernando Peixoto nos espetáculos Tambores na Noite, Um Grito Parado no Ar e Calabar. Estreou como diretor teatral em 1975 com Porandubas Populares, ganhando o premio APCA como Diretor Revelação. Depois vieram os espetáculos Fogo Paulista (Prêmio Mambembe),  Sai da Frente que Atrás vem Gente, A Lenda do Vale da Lua (Prêmio Moliere), Fogo na Terra, Casa de Brinquedos, Bixiga, entre outros. Como produtor e diretor assistente, participou em mais de 20 filmes ao lado de Maurice Capovilla, Leon Hirszman, João Batista Andrade e Ugo Giorgetti. Dirigiu programas para a TV Manchete (Os Brasileiros), TV Globo (Globo Repórter, Telecurso-tec), TV Cultura de São Paulo (Almanaque Educação, Cambalhota, Teatro Ra-tim-bum) e TV Brasil (Almanaque Brasil, Resistir é Preciso) e os curtas Anachronique e Véspera de Natal. Publicou o livro Por Amor, pela Sá Editora em 2013. Dirigiu os programas do Canal Educar da Abril Educação. Foi professor na Escola de Arte Dramática EAD-USP e no curso de Audiovisual na Escola de Comunicações da USP. Atualmente publica crônicas quinzenais para o portal Top Vitrine e está escrevendo um novo romance Theo.
Governo do Estado de SP