MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Oficina on-line Pontos MIS | Cinema e feminismos – as diretoras brasileiras

A oficina aborda: um resumo histórico sobre as pioneiras do cinema, uma discussão sobre a participação feminina na direção e uma análise do cinema de autor. 

Data

10/04/2023 a 20/04/2023

Horários

10, 13, 17 e 20, segundas e quintas, das 19h30 às 21h 

Ingresso

Ingresso gratuito Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/evento-online/cinema-e-feminismos-as-diretoras-brasileiras/1920874  

Classificação indicativa 12 anos

Ministrada por Luiza Lusvarghi, professora e pesquisadora da pós-graduação em Multimeios da Unicamp e integrante do Genecine (Grupo de Estudos sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais), a oficina aborda três tópicos centrais: um resumo histórico sobre as pioneiras do cinema, uma discussão sobre a participação feminina na direção e uma análise do cinema de autor. 

No primeiro, serão apresentadas as trajetórias das primeiras cineastas e seus nichos de atuação, contextualizados na história do cinema brasileiro. Em seguida, será discutida a participação das mulheres na direção cinematográfica, considerando tanto o cinema nacional quanto o internacional. Por fim, serão analisados os conceitos teóricos feministas e sua relação com a produção cinematográfica feminina brasileira. 

Através desses tópicos, os participantes da oficina terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a história e a presença das mulheres no cinema, bem como sobre as teorias feministas que fundamentam a produção audiovisual feminina. 

Luiza Lusvarghi é professora e pesquisadora da pós-graduação em Multimeios da Unicamp (Campinas, SP), integrante do Genecine (Grupo de Estudos Sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais), da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e membro dos coletivos Elviras de Críticas de Cinema, Manifesta e Mais Mulheres do Audiovisual. Graduada em jornalismo pela PUC-SP, com mestrado, doutorado e pós-doutorado pela ECA-USP e UFPE. Autora de “De MTV a Emetevê” (Cultura, 2007) e “Narrativas criminais da ficção audiovisual da América Latina” (Appris, 2018) e coorganizadora e autora da coletânea “Mulheres atrás das câmeras: cronologia das cineastas brasileiras de 1930 a 2019” (Estação Liberdade, 2018), finalista do Prêmio Jabuti em 2019. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Cinema da Intercom e organizadora da Coleção Temas. 

Governo do Estado de SP