MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Oficinas #REDEMIS

A #REDEMIS, núcleo do Museu da Imagem e do Som nas redes sociais dá prosseguimento em junho com a  proposta de disseminar atividades de educação, jornalismo e cultura on e offline. Inscrições abertas.

 

Data

14/06/2012 a 28/06/2012

Horários

Dias: 14, 21 e 28 de junho 9h às 12h

Inscrições encerradas

A #REDEMIS, núcleo do MIS nas redes sociais dá prosseguimento em junho com a  proposta de disseminar atividades de educação, jornalismo e cultura on e offline.

Neste mês o Museu recebe oficinas que abordaram temas específicos a cada encontro, sempre com uma introdução refletindo a história das mídias, dos suportes, das revoluções e outros conceitos relacionados. Ao final da sessão, cada aluno terá a oportunidade de realizar exercícios práticos para aprofundar suas capacidades de utilização das redes sociais e receberá certificado. É possível se inscrever para uma, duas ou todas as oficinas (elas serão autônomas).

Programação

 

14/06 – SER MULTIMÍDIA
Como o jornalismo se adapta às multiplataformas de comunicação atualmente? Quais as habilidades que o jornalista deve dominar para ser considerado multimídia?
A primeira oficina de junho vai abordar:
– o contexto histórico dos media, os meios de comunicação.
– análise de imagens para contar histórias
– análise de vídeos enquanto notícias
– análise de sons como recursos jornalísticos
– exercícios práticos de approach multimídia e avaliação de portais

21/06 – JORNALISTA 2.0
Quais as tensões entre o "jornalista de papel" e o "jornalista 2.0"? Como tem sido a adaptação das redações às mídias digitais?
A segunda oficina de junho vai abordar:
– as diferenças entre as redações nos anos 90 e hoje
– os problemas dos jornalistas de papel na era do leitor 2.0
– colaborativismo e inteligência coletiva
– curadoria de notícias
– exercícios práticos de jornalismo no Twitter

28/06 – CLASSE C E O DESAFIO DO DIGITAL
Que conteúdos buscam os leitores com acesso recente à tecnologia?
Quais as ferramentas para contar histórias para os novos internautas?
A terceira oficina de junho vai abordar:
– a evolução de tecnologias de comunicação
– democratização de tecnologias e jornalismo gratuito
– gratuidade versus qualidade
– interesses da Classe C
– conteúdos para Classe C em multiplataformas
– feedback e relacionamento nas redes
– exercícios práticos de planejamento de pautas e de coberturas

Sobre os professores
Diego Iraheta 
Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Mídias Digitais pela University of Sussex, na Inglaterra. Especializou-se em públicos digitais e cultura participativa na internet. Chefe de Reportagem do Portal R7. Foi gestor de mídias sociais e digitais do Brasil 247; editor-chefe e âncora da BandNews FM em Brasília; coordenador-assistente de Pauta do Ministério da Saúde; repórter da CBN e produtor da TV Globo.

José Luiz Goldfarb
Bacharel em Física (USP), mestre em Filosofia e História da Ciência (McGill University, Canadá), doutor em História da Ciência (USP). Vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, presidente da Cátedra da Cultura Judaica e coordenador do Twitter, na PUC-SP. Curador do Prêmio Jabuti. Presidente do Conselho da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo. Assessor de Comunicação em Redes Sociais da Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo. Consultor de programas de incentivo à leitura, de projetos do terceiro setor, e de desenvolvimento de ações sociais e educacionais no Twitter. Coordenador do projeto #REDEMIS do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

 

Governo do Estado de SP