Data
26/08/2023
Horários
18h
Ingresso
Gratuito on-line
Classificação livre
Prosa de Tripé Pontos MIS é uma atividade complementar às exposições de fotografia que são realizadas pelo programa do MIS de difusão cultural no interior e litoral do Estado. Mensalmente, o Pontos MIS apresenta uma conversa ao vivo, pelo YouTube do Museu, sobre uma das exposições em cartaz. Cada conversa tem uma tríade de convidados, sendo eles representantes do olhar do artista-fotógrafo, do gestor da cidade e do especialista da área como mediador. Essa prosa apresenta e debate com o público o processo de criação e a trajetória do artista, as adaptações museográficas da itinerância da exposição, a montagem local e todos os bastidores e curiosidades das exposições de fotografia do Pontos MIS que circulam pelo estado de São Paulo.
Nesta edição do programa, o tema da conversa é a exposição “Gorlovka, 1951”, da fotógrafa Flávia Junqueira. Em “Gorlovka, 1951”, todos os trabalhos giram em torno da discussão acerca do relacionamento que a artista propõe entre os universos "real" e "ideal", que se completam e geram novas situações através do diálogo e suas diferenças. As fotografias tratam do universo particular da casa, da cenografia, da memória dos objetos e da vontade de ver a realidade sob aspectos cenográficos e, ao mesmo tempo, reais.
Além da fotógrafa, participa da conversa o representante do Pontos MIS de Campos do Jordão, Benilson Toniolo. A mediação é realizada pela fotógrafa e pesquisadora Natália Tonda.
Estreia no canal do YouTube do MIS
Sobre os convidados
Flávia Junqueira é doutora pelo Instituto de Arte da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). A artista também é pós-graduada em Fotografia na FAAP. Seus trabalhos constam em acervos como MAR-RJ, MAM-SP, MIS-SP, MAB-FAAP, Museu do Itamaraty, RedBull Station, World Bank e Instituto Figueiredo Ferraz.
Benilson Antônio Toniolo de Oliveira, nascido em Santos (SP), é poeta, autor de diversos livros, contista e membro da Academia de Letras de Campos do Jordão. Professor de História e pós-graduado em Ciências Políticas, também é Secretário Municipal de Valorização de Cultura da cidade de Campos do Jordão.
Sobre a mediadora
Natália Tonda é fotógrafa e pesquisadora. É professora de Fotografia na Escola Vera Cruz, em São Paulo (SP). Atuou como produtora em instituições como Bienal, Instituto Tomie Ohtake e MASP. Atualmente, ministra oficinas e cursos de fotografia e audiovisual, além de atuar como freelancer e assessora em projetos fotográficos.