Data
12/08/2023
Horários
18h
Classificação livre
Prosa de Tripé Pontos MIS é uma atividade complementar às exposições de fotografia que são realizadas pelo programa do MIS de difusão cultural no interior e litoral do Estado. Mensalmente, o Pontos MIS apresenta uma conversa ao vivo pelo YouTube do Museu sobre uma das exposições em cartaz. Cada conversa tem uma tríade de convidados, sendo eles representantes do olhar do artista-fotógrafo, do gestor da cidade e do especialista da área como mediador. Essa prosa apresenta e debate com o público o processo de criação e a trajetória do artista, as adaptações museográficas da itinerância da exposição, a montagem local e todos os bastidores e curiosidades das exposições de fotografia do Pontos MIS que circulam pelo estado de São Paulo.
Esta edição do programa fala sobre a exposição “Mímese”, do fotógrafo Leandro Menezes, que reúne retratos em que pessoas e natureza se mesclam. Conforme Lilian Santiago nos apresenta em seu texto: “Mímese é um canto geral à vida mineral e, como em todo canto, há tons cinza, como a cor das pedras ainda não dominadas nem privadas de sua morfologia pelo homem. Diante da medida sábia das pedras, o que resta é a melancolia do pequeno corpo do homem ou da mulher que, em sua nua vida ou em seu sofrimento, revela sua existência primeira na capacidade de mímese com as pedras”.
Além do fotógrafo, participa da conversa a representante do Pontos MIS de Santo André, Ana Cristina da Silva. A mediação é realizada pela fotógrafa e pesquisadora Natália Tonda.
Estreia no canal do MIS no YouTube.
Sobre os convidados
Leandro Menezes é um artista visual que utiliza a fotografia como seu principal meio de expressão. Sua prática artística é diversificada e conecta diversos suportes e linguagens. Mesclando processos analógicos e digitais, seus trabalhos resultam em uma abordagem multidisciplinar que desafia e une os limites entre as diferentes formas de expressão.
Além de sua carreira artística, Leandro atua profissionalmente no mercado de moda e publicidade, colaborando com artistas e marcas independentes no circuito alternativo. Com sua habilidade técnica e visão criativa, cria imagens que comunicam e transmitem emoção.
Ana Cristina da Silva é formada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, tem pós em Roteiro para Áudio e Audiovisual pela PUC-SP, fez o curso de Gestão Cultural pelo SESC-SP – Centro de Formação e realizou a Oficina Internacional de Roteiro na EICTV – Escola de Cinema de Cuba. Na prefeitura de Santo André, é agente cultural desde 1991. Atua na Escola de Cinema desde 2004 e como encarregada desde 2013.
Sobre a mediadora
Natália Tonda é fotógrafa e pesquisadora. É professora de Fotografia na Escola Vera Cruz (São Paulo, SP). Atuou como produtora em instituições como Bienal, Instituto Tomie Ohtake e MASP. Atualmente, ministra oficinas e cursos de fotografia e audiovisual, além de atuar como freelancer e assessora em projetos fotográficos.