MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Ópera no MIS | Setembro

O programa Ópera no MIS exibe uma seleção de espetáculos exclusivos e inéditos da temporada 2012/2013 da Ópera de Paris e traz toda a magia e emoção dos palcos europeus para a tela de cinema do Museu. Conheça a programação.

Data

28/09/2013 a 29/09/2013

Horários

sábado, 14h30 domingo, 10h30

Ingresso

R$ 30 | R$ 15 (meia)

Ingressos à venda na Recepção MIS (terças a sextas, das 12h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h30) e através do site:
Falstaff – Giuseppe Verdi: www.ingressorapido.com.br 
Don Quixote – Rudolf Noureev:  www.ingressorapido.com.br

O programa Ópera no MIS exibe uma seleção de espetáculos exclusivos e inéditos da temporada 2012/2013 da Ópera de Paris e traz toda a magia e emoção dos palcos europeus para a tela de cinema do Museu.

Para a estreia, o museu apresenta a ópera Falstaff, de Giuseppe Verdi e Don Quixote, com coreografia de Rudolf Noureev.

A exibição de óperas nos cinemas já virou um fenômeno no Brasil e no mundo. Esse é o primeiro ano em que a Ópera de Paris se lança em novo formato e, com isso, já realizou projeções ao vivo em 50 salas da França e em 19 países da Europa e, via Digital Cinema Package [DCP], exibiu sua programação na Rússia, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong, Singapura, Estados Unidos e, agora, em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som.
 
Em 2013, Ópera no MIS realizará a exibição de 8 óperas aos finais de semana a partir de sua estreia, sendo um espetáculo no sábado e outro no domingo. Já em 2014, outros 8 espetáculos serão exibidos aos domingos. Toda a seleção é inédita nas telas de cinema de São Paulo.
 
Falstaff, de Giuseppe Verdi 
Em um espetáculo com o barítono Ambrogio Maestri e a soprano Svetla Vassileva ao lado da Orquestra e Coro de Ópera Nacional de Paris, a sessão de Falstaff ocorre no sábado, 28 de setembro, às 14h30. Composta por 3 atos e um entreato de 15 minutos, essa versão da Ópera no MIS tem duração de 2h57, foi gravada em Paris, com participação do canal France Television e conta com a apresentação de Alain Duault.               
       
Falstaff é uma ópera composta por Verdi por meio de libreto feito por Arrigo Boito baseado nas peças “As Alegres Comadres de Windsor” e “Pequenas Passagens de Henrique IV”, ambas de William Shakespeare. Ela foi a última ópera feita por Verdi, das vinte e seis compostas, escrita quando o compositor já tinha 77 anos, e a sua segunda ópera cômica. 
 
Ficha Técnica:
Falstaff, com Ambrogio Maestri e Svetla Vassileva
Ópera em três atos de Giuseppe Verdi (1813-1901)
Libreto de Arrigo Boito baseado em As Alegres Comadres de Windsor e Henrique IV de William Shakespeare
Orquestra e Coro da Ópera Nacional, de Paris
Direção musical de Daniel Oren
Direção de Dominique Pitoiset
Cenário de Alexandre Beliaev 
Figurinos de Elena Rivkina 
Iluminação de Philippe Albaric
 
Don Quixote, de Miguel de Cervantes
Baseado no romance de Miguel de Cervantes, a ópera Don Quixote, será exibida no domingo [29], às10h. Realizada pelos primeiros bailarinos e corpo de baile, do Balé de Ópera Nacional de Paris e com coreografia de Rudolf Nureyev, baseado em Marius Petipa (Ópera nacional de Paris, 1981), o espetáculo tem direção musical de Kevin Rhodes, música de Ludwig Minkus e arranjos de John Lanchbery. Já o cenário é assinado por Alexandre Beliaev, os figurinos por Elena Rivkina e a iluminação por Philippe Albaric.
Esta magnífica produção foi realizada pela primeira vez em 1981. O enredo coloca Don Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança em segundo plano e insere os personagens Kitri e Basile no centro de ação para contar as aventuras amorosas do casal em um balé ricamente colorido, bem-humorado e virtuoso.
 
Ficha técnica:
Don Quixote, de Miguel de Cervantes
Coreografia e Mise en scène Rudolf Noureev, baseado em Marius Petipa (Ópera nacional de Paris, 1981)
Primeiros Bailarinos e Corpo de Baile da Orquestra da Opéra Nacional de Paris
Direção musical de Kevin Rhodes
Arranjos de John Lanchbery 
Cenário de Alexandre Beliaev 
Figurinos de Elena Rivkina 
Iluminação de Philippe Albaric 
Música de Ludwig Minkus 
Governo do Estado de SP