MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Os Games e a Sala de Aula

Ministrado por Cristiano Natal Tonéis e Ivelise Fortim, o workshop Os Games e a Sala de Aula visa de forma teórica e prática explorar o uso dos jogos digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem dentro da sala de aula. Para isto pretende abordar os jogos comerciais, celulares, jogos educativos, dentre outros.

Data

03/12/2011

Horários

dias 03, 10 e 17 de dezembro, 09h às 12h

Inscrições encerradas

com Cristiano Natal Tonéis e Ivelise Fortim

Os Games e a Sala de Aula visa de forma teórica e prática explorar o uso dos jogos digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem dentro da sala de aula. Para isto pretende abordar os jogos comerciais, celulares, jogos educativos, dentre outros.

Temas desenvolvidos:

sábado, 03 de dezembro

1- Tecnologia e em sala de aula
Pretendemos abordar e discutir as diversas possibilidades do uso da tecnologia para o desenvolvimento da atividade docente, contribuindo assim para o processo de ensino/ aprendizagem, por meio de temas como jogos digitais, uso de celulares, calculadoras, e computadores.

2 – Jogos digitais na educação (1ª parte)
Verificaremos os diferentes tipos de jogos e suas potenciais aplicações no ambiente escolar, apresentando algumas tendências da atualidade na área de dos jogos digitais, tais como: jogos educativos, jogos comerciais e o processo de gamificação.


2.1 Apresentação dos jogos
Por meio de uma apresentação geral construiremos um panorama dos diversos tipos ou gêneros de jogos digitais encontrados atualmente, particularmente apontando a amostra em exposição e suas referências históricas e assim encaminhando a nossa abordagem para jogos emergentes.

sábado, 10 de dezembro

2 – Jogos digitais na educação (2ª parte)

2.2 Jogos educativos
Apresentamos um breve histórico dos jogos educativos, dando ênfase para os diferentes enfoques dos jogos desenvolvidos atualmente no meio acadêmico ou por influência deste. Serão abordados temas como os serious games, Edutainment  x  Jogos Enciclopédicos, entre outros. Buscamos alcançar uma tipologia dos jogos dentro do ambiente educacional. Neste ponto será de suma importância explorarmos as idéias provenientes da teoria de Gardner (tipos de inteligência) , os tipos de aprendizagem (Honey e Mumford),  bem como sua relação com os jogos.

sábado, 17 de dezembro

2 – Jogos digitais na educação (3ª parte)
           
2.3 Jogos comerciais na educação
Apresenta-se uma perspectiva de abordagem metodológica na qual torna-se possível aproveitar-se dos diferentes tipos de jogos comerciais, vislumbrando suas potencialidades educacionais, estas envolvidas ou desenvolvidas por sua narrativa, jogabilidade, objetivo ou mesmo constituição enquanto jogo digital.

2.4 Gamificação na educação
Apresentação dos referencias teóricos, conceitos e aplicações do efeito gameficação. O conceito é proveniente do mundo empresarial, mas pode ser aplicado a educação. Neste tópico serão apresentados temas como a problematização das situações e a possibilidade da construção de jogos sobre tais problematizações. Também serão apresentados programas como o RPG Maker, fan Algodoo, entre outros que possibilitam a construção e simulação de situações como no formato de jogos digitais.

Sobre os ministrantes


Cristiano Natal Tonéis
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). É mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP (2010), área de concentração Processos Cognitivos e Ambientes Digitais , linha de pesquisa Inteligência Coletiva e Ambientes Interativos . Atua também como Pesquisador no NuPHG: Núcleo de Pesquisas em Hipermídia e Games da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Entre outras atividades é professor de matemática aplicada aos Jogos no curso de Tecnologia em Jogos Digitais nas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo FMU.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9658157411193877           

Ivelise Fortim

Doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui graduação em Psicologia (1997) e mestrado em Ciências Sociais (2003) pela mesma instituição. Atualmente é professora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP nos cursos de graduação em Psicologia e de Tecnologia em Jogos Digitais. É Membro do NPPI- Núcleo de Pesquisas de Psicologia e Informática da Clinica Psicologica da PUC-SP. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia e Informática, e também atuou profissionalmente em desenvolvimento de conteúdo para Internet.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7398452759180419

Governo do Estado de SP