MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Paralelos: tecnologias digitais e arte contemporânea

Reflexão sobre os procedimentos artísticos gerados pelo surgimento das tecnologias digitais de produção: processamento, armazenamento e distribuição de conteúdos estéticos.

Data

03/06/2016 a 01/07/2016

Horários

quartas e sextas, das 19h às 21h30

Ingresso

R$150,00

Inscrições encerradas

Veja as condições dos Cursos MIS:
– Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

– Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

– Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

Para eventuais dúvidas, escreva para: labmis@mis-sp.org.br

O curso propõe uma reflexão sobre os procedimentos artísticos gerados pelo surgimento das tecnologias digitais de produção: processamento, armazenamento e distribuição de conteúdos estéticos.

A proposta se inspira nos estudos do filósofo Gilbert Simondon (1924-1989), que defendeu a aproximação entre os universos do desenvolvimento tecnológico e das manifestações culturais, partindo do pressuposto de que “reside nas máquinas algo da realidade humana, do gesto humano cristalizado em estruturas que funcionam”, ou ainda, de que, “para devolver à cultura o seu caráter verdadeiramente geral (…) preciso reintroduzir nela a consciência da natureza das máquinas, de suas relações mútuas e com os homens, e dos valores implicados nessas relações”.

Assim, entendendo que o surgimento de inovações tecnológicas em diferentes áreas acabaram por afetar, em diferentes intensidades, a produção artística, o curso foca especificamente nas particularidades engendradas pelo surgimento de processos e de dispositivos digitais e da possibilidade de acesso a esses recursos por parte da comunidade artística. O recorte do curso é cronológico, com início no final dos anos 60 e enfocando sobretudo a produção artística contemporânea em seus diversos segmentos (audiovisual, processos imersivos e interativos, arte sonora, web arte, etc.).

O conteúdo das aulas será organizado tematicamente, em função de procedimentos técnicos específicos e de seus desdobramentos na arte contemporânea. São doze encontros temáticos de 2h cada organizados de forma a mapear surgimento de novas tecnologias digitais e suas implicações na criação artística. Em todos os encontros, após uma introdução a respeito das tecnologias abordadas, serão apresentadas e comentadas com os participantes as obras mais significativas de cada contexto.

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições

Sobre os professores
Marcelo Bressanin (Bauru, SP) é graduado e mestre em história social pela Unicamp (2001). 

Pedro Ricco (Belo Horizonte, MG) é graduado em produção musical pela Universidade Anhembi Morumbi.

Ambos integram o DUO b, um projeto artístico criado em 2013 para experimentações nos campos da arte sonora. Ao longo dos últimos dois anos, os artistas têm desenvolvido obras em diversos formatos e intensificado suas pesquisas em torno de temas como a materialidade nos processos de criação sonora, formas alternativas de produção, edição e reprodução de sonoridades ou procedimentos de estímulo à escuta.

Em sua produção recente destacam-se a participação na mostra coletiva Campos Alterados: do Cubo Verde ao Cubo Branco (MAC/USP, 2015), no workshop internacional Besides the Screen Brasil 2015: os métodos e materiais da curadoria (ECA/USP e PUC-SP, 2015), na residência artística internacional Rural.Scapes labRes2015 e no FILE Festival Internacional de Linguagens Eletrônicas 2015. 

Governo do Estado de SP