MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Pré-estreia + bate-papo | Daniel Senise – Nem tudo tem que ser sobre alguma coisa

O MIS recebe a pré-estreia do longa seguido de um bate-papo com o diretor do filme Bernardo Pinheiro e o artista Daniel Senise. 

Data

07/10/2022

Horários

19h

Ingresso

Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)

O MIS recebe a pré-estreia do filme “Daniel Senise – Nem tudo tem que ser sobre alguma coisa”, longa-metragem experimental criado em uma parceria entre o artista Daniel Senise, o crítico e professor Agnaldo Farias na consultoria e Bernardo Pinheiro e Pedro Rossi na direção. Nessa obra que mescla documentário e ficção, Senise é tema, autor, ator e realizador, e parte rumo à fonte que lhe permite acessar sua intuição criativa. O longa ganha uma sessão em São Paulo antes da premiére que integra a programação do Festival do Rio 2022. Após a sessão, acontece um bate-papo com o diretor do filme Bernardo Pinheiro e o artista Daniel Senise.  

Sobre o filme 
Daniel Senise – Nem tudo tem que ser sobre alguma coisa 

(dir. Bernardo Pinheiro, Brasil, 2021, 65 min, Livre) 
Com mais de 40 anos de carreira, o pintor Daniel Senise está entre os mais importantes artistas brasileiros da contemporaneidade. Através de um convívio íntimo com Senise, seja na montagem de suas exposições, nas conversas com seus curadores e amigos e nos momentos da solidão da criação, o filme revela o que mobiliza suas ideias e força poética. O longa não é uma biografia do artista, mas um recorte de sua produção, numa fase na qual ele experimenta novos suportes que transbordam o trabalho de pintura.   

Sobre os convidados 
Daniel Senise
 participou de cursos livres até 1983 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Foi professor na mesma escola de 1985 a 1996. Desde os anos 1980, o artista vem participando de mostras coletivas, entre elas a Bienal de São Paulo, a Bienal de La Habana, em Cuba, a Bienal de Veneza, a Bienal de Liverpool, a Bienal de Cuenca e a Trienal de Nova Delhi. Expôs em locais como Masp e MAM SP, Musee d’Art Moderne de la Ville de Paris, no MoMA, em New York, no Centre Georges Pompidou, em Paris, no Museu Ludwig, em Colônia, Alemanha, no MAM do Rio de Janeiro, MAC de Niterói, Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro, o Museum of Contemporary Art, em Chicago, o Museo de Arte Contemporáneo, Monterrey, México, Galeria Thomas Cohn Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro, Ramis Barquet Gallery e Charles Cowley Gallery, em Nova York, Michel Vidal, em Paris, Galleri Engström, em Estocolmo, Galeria Camargo Vilaça, em São Paulo, Pulitzer Art Gallery, em Amsterdã, Diana Lowenstein Fine Arts, em Miami, na Galeria Silvia Cintra, no Rio de Janeiro, Galeria Vermelho, em São Paulo, Galeria Graça Brandão, em Lisboa e Galeria Nara Roesler, em São Paulo e Nova York. Atualmente, Daniel Senise vive e trabalha no Rio de Janeiro. 

Bernardo Pinheiro é diretor de cinema e especialista em conteúdo com mais de 20 anos de experiência nas indústrias de cinema e artes visuais no Brasil e no exterior. Como lead criativo do YouTube Originals no Brasil desenvolveu muitas séries com importantes talentos da plataforma, sempre buscando a excelência criativa, aliando entretenimento com visão artística e trabalhando de forma crossfuncional com times de alta performance. Antes do YouTube, desenvolveu, produziu e dirigiu séries e documentários para networks, TV a cabo e plataformas digitais. Como diretor, realizou diversos documentários (incluindo uma cinebiografia de Oscar Niemeyer), longas-metragens, doc-séries para TV a cabo e plataformas digitais. Consultor artístico no Brasil do Château La Coste nos últimos doze anos, também gerenciou os projetos desenvolvidos relacionados aos pavilhões Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha na vinícola de Aix-en-Provence. 

Governo do Estado de SP