MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

FUGA

Pré-estreia + bate-papo

Data

11.05

Horário

19h30

Ingressos

Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do museu)

Local

Auditório MIS

Pré-estreia do filme “FUGA”, curta-metragem documental, dirigido por Maria Alice Arida, sobre a vida e a obra do fotógrafo Marcio Scavone. Após a sessão, haverá um bate-papo mediado por Agnaldo Farias com a participação de Marcio Scavone e Maria Alice Arida.  

FUGA 

(dir. Maria Alice Arida, Brasil, 2024, 25 min, livre)  

A partir de uma retrospectiva que analisa sua trajetória, o fotógrafo Marcio Scavone revisita seus retratos icônicos do passado, imagens de sua última obra, “FUGA”, e arquivos de família. Para Marcio, buscar o significado da fotografia em sua vida é também contar sua história. Afinal, o retrato, para ele, é um espelho com memória, e entrar na lente de Scavone é adentrar em sua subjetividade e na sua obsessão pelo tempo. A arte surge dos seus depoimentos como uma forma de imortalizar a memória e assim transcender os limites da vida. 

Sobre o mediador 

Agnaldo Farias é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Foi curador geral do Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba (2017-2018), do Instituto Tomie Ohtake (2000-2012), do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1998-2000) e curador de exposições temporárias do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (1990-1992). Foi curador geral da 29a Bienal de São Paulo (2010) e da Representação Brasileira da 25ª Bienal de São Paulo (1992) e curador adjunto da 23ª Bienal de São Paulo (1996). Foi curador geral da 3ª Bienal de Coimbra (2019), curador da 11a Bienal de Cuenca, no Equador (2011), e do Pavilhão Brasileiro da 54ª edição da Bienal de Veneza (2011). 

Sobre os convidados 

Maria Alice Arida é formada em direção pela American Film Institute, em Los Angeles. Seu filme de tese, “Instinct”, foi exibido em mais de 30 festivais e ganhou 12 prêmios. Antes de se mudar para os Estados Unidos, Maria Alice desenvolveu sua carreira no Brasil, onde trabalhou como assistente de direção para diretores renomados, incluindo Hector Babenco (“O beijo da mulher-aranha”) e Eduardo Coutinho (“Edifício Master”). Arida dirigiu videoclipes, comerciais e curtas-metragens nos gêneros de drama, suspense e terror. O próximo projeto da diretora será o longa-metragem “The eyes of another”, com produção da Biônica Filmes (“A viagem de Pedro” e “Pedágio”). 

Marcio Scavone começou a fotografar profissionalmente aos 16 anos de idade, como assistente do fotógrafo modernista catalão Marcel Giró.  Estudou fotografia em Londres nos anos 1970, na University of West London. Seus retratos de personalidades brasileiras, tais como Pelé, Oscar Niemeyer, Fernanda Montenegro, Jô Soares e Roberto Burle Marx, tornaram-se referências na fotografia nacional. Suas fotografias de publicidade foram premiadas com o Leão de Ouro, em Cannes, e o Grand Clio, em Nova York. Scavone foi escolhido como um dos 50 fotógrafos do mundo convidados para o livro comemorativo dos 50 anos das câmaras Hasselblad, na Suécia. Em 2017, foi eleito para a Academia Paulista de Letras, o que, a seu ver, foi o reconhecimento da fotografia como linguagem. Publicou 16 livros individuais, dentre eles “Copo de luz – ensaios sobre fotografia como arte e memória” e “Luz invisível”, seu livro referencial de retratos, além de dezenas de obras coletivas. Suas fotografias fazem parte do acervo do MASP, do MAM Rio e de coleções particulares no Brasil e no exterior.  Seu livro mais recente, “FUGA”, foi tema de exposição homônima no MIS-SP, em 2023, e recebeu o prêmio Colecionadores, no Festival Mediterrâneo de Fotografia, na Sicília, Itália, além de ter sido escolhido para uma exposição na Galeria Candido Portinari, na embaixada brasileira em Roma. 

Governo do Estado de SP