MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Respostas ao niilismo no cinema

O objetivo desse curso é discutir possíveis respostas ao niilismo por meio de alguns vínculos afetivos que constroem uma relação com a vida de mais esperança e menos desconfiança. 

Data

21/10/2013 a 11/11/2013

Horários

segundas, das 19h às 21h 04 encontros 64 vagas

Ingresso

R$80

Inscrições encerradas

Como responder ao niilismo na sua manifestação mais cruel de desespero, desconfiança e cinismo? O amor é um afeto humano essencial que se manifesta na forma de vínculos profundos que mobilizam a alma em vários sentidos.
O objetivo desse curso é discutir possíveis respostas ao niilismo por meio de alguns vínculos afetivos que constroem uma relação com a vida de mais esperança e menos desconfiança.  Esperança, confiança e redenção x desespero, desconfiança e cinismo.
É necessário que o interessado pelo curso tenha assistido recentemente aos filmes abaixo:
A vida secreta das palavras, dirigido por Isabel Coixet
As damas do bois de Boulogne, dirigido por Robert Bresson
Glória feita de sangue, dirigido por Stanley Kubrick
Bonequinha de luxo, dirigido por Blake Edwards
Sobre o professor
Luiz Felipe Pondé é filósofo, professor da PUC-SP e da FAAP, além de professor convidado da Escola Paulista de Medicina, da Unifesp. É também colunista da Folha de S.Paulo e autor dos livros Do pensamento no deserto, Conhecimento na desgraça e O Homem insuficiente (Edusp), e Crítica e profecia (Editora 34). Seu mais recente livro é Contra um mundo melhor – ensaios do afeto (Editora Leya).

Governo do Estado de SP