MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Rogério Sganzerla – O caos e a luz 

Curso presencial | 14, 21, 28 de junho, 05 e 12 de julho, sextas, das 19h às 20h30

Data

14, 21, 28 de junho, 05 e 12 de julho, sextas

Horário

Das 19h às 20h30

Valor

R$ 130

Política de descontos

10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

20% de desconto para funcionários da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br

30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)   

Gratuidade na compra do 11º curso   

50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)   

50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Local

Presencialmente na sala de cursos MIS

Vagas: 64 

Público: a partir de 16 anos   

O ano de 2024 marca vinte anos da morte de um dos maiores e mais significativos cineastas brasileiros de todos os tempos. A obra de Rogério Sganzerla – explosiva, inventiva, urgente, popular e, acima de tudo, viva – ainda requer estudos, debates e espectadores. Desta maneira, a data se faz oportuna para rever seus filmes, reler seus textos e celebrar sua trajetória. O curso é destinado para todas as pessoas que se interessem por cinema e cinema brasileiro. 

Aula 01 | De Joaçaba para São Paulo. Breve introdução ao curso, filmografia e bibliografia. Introdução à linguagem cinematográfica e aos seus termos. Introdução ao cinema moderno. A ida de Rogério Sganzerla para São Paulo. Estudante da Faculdade de Direito do Mackenzie. Início da sua produção crítica cinematográfica para o Suplemento Literário do jornal O Estado de São Paulo. Do Cinema Novo ao Cinema Marginal. Parceria com Andrea Tonacci.  

Aula 02 | Da crítica à realização. Quem tiver de sapato não sobra. Do Cinema Novo ao Cinema de Invenção (Marginal): a influência da chanchada carioca. A era dos estúdios e a tentativa de industrialização em São Paulo: a Companhia Cinematográfica Vera Cruz e os produtores independentes. Da crítica cinematográfica à realização: o caminho do autor. “O bandido da luz vermelha”, filme ruptura, e a Boca do Lixo enquanto centro de produção e distribuição audiovisual. Bastidores da criação de “O bandido da luz vermelha”. Sucesso comercial: parque exibidor da cidade de São Paulo e outras praças. Continuação da filmografia e do movimento do Cinema Marginal.  

Aula 03 | Belair. Sete filmes em quatro meses. Mudança para o Rio de Janeiro e a criação da produtora cinematográfica Belair. Severiano Ribeiro, o mecenas do Cinema Marginal. Parceria entre Rogério Sganzerla, Helena Ignes e Júlio Bressane: “a contribuição milionária de todos os erros”. AI-5, recrudescimento da ditadura. A Embrafilme. De João Gilberto a Jimi Hendrix. Bastidores dos filmes. Equipe. Curiosidades. Linha do tempo da produtora contextualizada com o momento político e econômico do Brasil.  

Aula 04 | Orson Welles: “Nem tudo é verdade”. A obsessão intelectual de Rogério Sganzerla pelo cinema e pelo gênio de Orson Welles. A vinda de Orson Welles ao Brasil e a política de boa vizinhança com os Estados Unidos da América. A produção cinematográfica e as andanças de Orson Welles em terras brasileiras. O filme sabotado e o filme encontrado. Jacaré e os jangadeiros: governo Vargas. Welles, Arrigo Barnabé, Tubarões Voadores e “Nem tudo é verdade”. 

Aula 05 | Helena Ignez: “A mulher de todos”. A Escola de Teatro da Universidade da Bahia: centro intelectual e artístico de uma época. Trajetória profissional da atriz Helena Ignez desde o nascimento do Cinema Novo até o último filme dirigido por Rogério Sganzerla. Ruptura com os métodos estabelecidos de atuação cinematográfica. A atriz que virou diretora: breve introdução aos filmes dirigidos por Helena Ignez. 

Sobre o professor Marcelo Ramalho

Marcelo Ramalho foi produtor e programador de cinema do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) de 2012 a 2016. Produziu alguns dos maiores festivais de cinema brasileiros, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo e o É Tudo Verdade. Também foi produtor e cocurador da exposição do MIS “À meia-noite levarei sua alma”, dedicada ao personagem Zé do Caixão, criação do cineasta José Mojica Marins. Com passagem recente pela Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, atualmente se dedica à pesquisa e à realização audiovisual. 

Condições dos cursos MIS

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Governo do Estado de SP