Data
01/04/2009 a 24/04/2009
Ingresso
Inscrição: R$ 50,00. Desconto de 50% para estudantes.
Pré-requsito: conhecimento de procedimentos básicos de edição sonora (sendo suficiente saber cortar, mover, colar e regular o volume de sons usando um software multipista qualquer).
Caso queiram, os participantes podem trazer seus laptops e fones de ouvidos.
Na oficina, são abordados os trabalhos de músicos relevantes do panorama do Sampleamento Radical (SR) – como John Oswald, Christian Marclay, Otomo Yoshihide e Yasunao Tone – além de músicas de artistas brasileiros que recentemente têm se dedicado a esse tipo de proposta.
A partir de textos de Chris Cutler, John Oswald e de depoimentos de alguns dos artistas mencionados acima, um breve histórico do Sampleamento Radical é apresentado e são discutidos os conceitos envolvidos.
Os participantes desenvolvem, por meio de exercícios de sampleamento e de edição sonora, músicas e experimentos. Uma reflexão sobre essa produção resulta em pequenos textos sobre os trabalhos.
Sobre Sampleamento Sonoro
O aproveitamento de pedaços de som retirados de seu contexto musical original atingiu sua expressão e potência máxima nas práticas de Sampleamento Radical, ou, como o pioneiro John Oswald chamou, de Plunderphonics. Nestas, convergem a utilização de samples como principal recurso para a construção musical, e uma postura crítica-reflexiva acerca das tecnologias de gravação, distribuição e reprodução musical.
Sobre o ministrante
Henrique Iwao formou-se em música – modalidade composição – pela UNICAMP. Atua nas áreas da música eletroacústica, improvisação musical, trilha (para dança e vídeo) e composição musical. Toca piano, teclado, instrumentos eletrônicos de fabricação caseira e laptop. Apresentou-se em diversos festivais e colabora com diversos músicos, mas em especial com Cristiano Rosa (Pan&Tone), Mário Del Nunzio e Matheus Leston (no duo Tipografia). Junto com Mário Del Nunzio dirige o Ibrasotope, núcleo de música experimental.