MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Meu casulo de drywall

Sessão e bate-papo

Data

03.10

Horário

19h

Ingresso

Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS) 

Local

Auditório MIS (172 lugares)

No contexto do setembro amarelo, o MIS exibe o longa-metragem brasileiro “Meu casulo de drywall”. Dirigido por Caroline Fioratti, o filme evoca reflexões sobre a saúde mental e abre o debate para o público, convidando a atriz Maria Luisa Mendonça, que integra o elenco, e o psicanalista Aldo Zaiden para discutir sobre o tema em conjunto com a diretora. 

Sobre o filme 

Meu casulo de drywall 

(dir. Caroline Fioratti, Brasil, 2024, 115 min, 18 anos) 

Virgínia comemora seu aniversário de 17 anos em sua cobertura no condomínio de classe alta. Apesar das aparências de normalidade, Virginia é encontrada morta no dia seguinte. A tragédia dá início a uma transformação na vida da família e amigos; rompe-se o casulo de drywall. 

Sobre os convidados 

Caroline Fioratti 

Roteirista e diretora, formada em cinema pela FAAP. Iniciou no mercado como roteirista e logo começou a trabalhar também como diretora. Após diversos curtas, assinou a direção e roteiro do filme “Meus 15 anos”. Paralelamente, criou, roteirizou e dirigiu a minissérie “A grande viagem” (TV Brasil), indicada ao International Emmy Awards – Kids 2018. Com o interesse de explorar gêneros diversos, Caroline dirigiu as duas temporadas da série médica “Unidade básica” (Universal Channel/Globoplay), roteirizou o filme de esporte “4×100 – Correndo por um sonho”, e dirigiu o longa-metragem de comédia “Amarração do amor”. Recentemente, com a chegada dos streamings, a cineasta dirigiu a série juvenil “Temporada de verão”, para a Netflix, e fez a direção geral da série policial investigativa “Os ausentes”, para a HBO Max. Em 2023, estreou “Um ano inesquecível – inverno”, filme original da Amazon Prime Video, e o seu longa-metragem autoral “Meu casulo de drywall”, no prestigiado festival SXSW. Atualmente, prepara-se para dirigir seu novo projeto autoral, um longa-metragem de terror. 

Maria Luisa Mendonça 

Maria Luisa Mendonça é atriz e artista plástica muito conhecida do público por interpretar grandes papeis no cinema, TV e teatro. Com 30 anos de carreira, Maria Luisa acumula prêmios como o APCA e o Prêmio Shell, além de passagens por diversos festivais nacionais e internacionais, como o Festival de Cannes e Sundance. A atriz esteve em filmes que marcaram o cinema brasileiro, como “Coração iluminado” e “Carandiru”, e brilhou nos palcos interpretando grandes personagens da dramaturgia. 

Aldo Zaiden 

Psicanalista, possui atuação em políticas públicas de saúde mental, direitos humanos e políticas sobre drogas. Psicólogo pela Universidade de Brasilia (UnB), mestre em Ciências Sociais e especialista em Estudos Comparados sobre as Américas pelo CEPPAC/UnB. Realizou residência clínica em etnopsiquiatria no Hospital Avicenne, na França, instituição referência para desenvolvimento de dispositivos clínicos em direitos humanos e saúde mental. Foi coordenador nacional de saúde mental e combate à tortura da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e conselheiro do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (CONAD). Desde 2013, em São Paulo, atua como especialista sênior para o projeto Diálogos Setoriais – Estudo sobre Drogas, da União Europeia, e é membro do Conselho Consultivo da Plataforma Brasileira de Políticas sobre Drogas, representando o Brasil junto ao NYNGOC (assembleia geral ONU 2016-18), além de manter seu consultório de psicanálise na cidade. 

Governo do Estado de SP