MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Sessão | Senhoritas de Avignon + Primavera

O MIS homenageia o cineasta Carlos Porto de Andrade Jr com a exibição gratuita de dois filmes

Data

13/09/2023

Horários

19h30

Ingresso

gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS) 

Classificação indicativa: 18 anos 

O MIS homenageia o cineasta Carlos Porto de Andrade Jr com a exibição gratuita de dois filmes do cineasta: "Senhoritas de Avignon" e "Primavera". Falecido em junho de 2023, o diretor teve uma carreira com premiadas e importantes produções. Mais do que uma homenagem, será uma rara oportunidade para ver, ou rever, duas obras emblemáticas de sua premiadíssima carreira.  

Sobre o longa metragem "Primavera", talvez seu filme mais contundente, que angariou prêmios em diversos festivais nacionais e internacionais, disse o também saudoso Rubens Ewald Filho: "Um filme muito especial, curioso e diferente, é o pleno projeto artístico de um cineasta de talento". De fato, "Primavera", feito ainda em película, super 16 mm, com posterior finalização digital e montagem afinadíssima de Emerson Brandt, é um mosaico de imagens em diversos formatos, que incluem desde cenas criadas especialmente para o filme, com um potente elenco e primorosa direção de arte, até acervos históricos, imagens garimpadas na internet e stills de diversas famílias, incluindo a do próprio diretor, já que o filme também tem um forte componente autobiográfico. "Primavera" pode ser considerado, ao mesmo tempo, como uma estreia e uma despedida do cineasta, é o seu primeiro longa-metragem e também seu filme derradeiro, quase um testamento. Para apreciá-lo, talvez seja fundamental antes conhecer o curta-metragem "Senhoritas de Avignon", que abrirá a noite em homenagem a Carlos Porto. O filme foi sua dissertação de mestrado na pós-graduação da FAU-USP, onde ele se diplomou arquiteto, no longínquo ano de 1990.  

Em "Senhoritas de Avignon", já estavam presentes a linguagem fragmentada e a frenética montagem, que conferem um significado único a imagens conhecidas da pintura e do cinema. O curta foi também multipremiado no Brasil e no exterior. A obra de Carlos Porto de Andrade Jr., que um dia já foi chamado de "O Papa do Super 8", levou o cineasta a nos representar em Cannes, por duas vezes, e vai muito além desses dois exemplos que, singelamente, escolhemos para homenageá-lo.  

Alguns de seus filmes fazem parte do acervo do MIS, e todos merecem um olhar mais aprofundado. Para quem conheceu o cineasta e teve o privilégio de partilhar suas ideias, generosidade e talento, fica a saudade de um amigo genial e único, que era tão especial que conseguia passar a seus parceiros a impressão de que especiais eram seus interlocutores. Aliás, "Saudade" é o título de um de seus brilhantes media-metragens e também uma frase emblemática de "Primavera", que diz: "saudade, para sempre saudade". 

Texto: Ricardo Homuth

Sobre o filme  
Primavera 

(dir. Carlos Porto de Andrade Jr, Brasil/Portugal, 2022, 112 min, 18 anos) 
Um pai conta a seu filho a história não oficial, mas verdadeira, da família a que pertencem. Através de lembranças, levam-nos por uma viagem na memória do tempo. A chegada dos ancestrais portugueses, as tramas dos antepassados confessam um surpreendente segredo que o futuro ainda não conhece. A Fazenda Bonita, o casarão colonial, o cheiro do café moído, a missa do meio-dia. O cotidiano de antigamente escondeu atos de amor, violência e poder numa história cheia de aventuras que as fotografias dos porta-retratos não querem dizer. Verdades e mentiras de uma família aparecem pela primeira vez e lutam corpo a corpo. Os desejos ficam assim expostos, o oculto revela-se e ilumina uma estranha e única história de amor. A Primavera floresce e confirma a Esperança. 

Governo do Estado de SP