Bizarros peixes das fossas abissais
Sessão Vitrine Petrobras + oficina de flipbook
22.02
QUI
19h
Data
22.02
Horário
19h
Ingressos
R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia) disponíveis na plataforma INTI (on-line) e na bilheteria do MIS a partir de 15.02
Local
Auditório MIS
Classificação: 10 anos
A Sessão Vitrine é um projeto inovador de distribuição coletiva de filmes brasileiros. Com um lançamento mensal, seu principal objetivo é a formação de público, promovendo a democratização do cinema nacional. A proposta curatorial do projeto é feita priorizando filmes brasileiros e coproduções internacionais que despertem interesse no público, seja pela inovação do seu processo criativo, pelo seu viés autoral ou pela sua qualidade e originalidade ao se posicionar propositadamente diante de aspectos da nossa cultura.
Para o mês de fevereiro, a Sessão Vitrine Petrobras apresenta a animação “Bizarros peixes das fossas abissais”, que tem feito uma linda trajetória em festivais nacionais e internacionais. A obra recebeu Menção Honrosa dentro da Première Brasil – Novos Rumos no Festival do Rio deste ano. Também recebeu o prêmio de Melhor Longa pelo Júri Popular do MONSTRA Festival, em Lisboa, e fez parte da programação da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e do Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana (Cuba). A sessão apresentada no MIS contará com a presença do diretor Marcelo Marão, que ministrará uma oficina de flipbook, técnica utilizada no filme.
Sobre o filme:
Bizarros peixes das fossas abissais
(dir. Marcelo Marão, Brasil, 2023, 75min, 10 anos)
Uma mulher com esdrúxulos superpoderes, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica em uma insólita jornada até as profundezas do oceano.
Sobre o diretor:
Marcelo Marão é formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ e diretor de animação, tendo realizado catorze curtas-metragens e participado de mais de trezentas animações para publicidade, internet, TV e cinema. Foi presidente-fundador da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), professor no curso de pós-graduação em animação da PUC durante sete anos e, desde 2003, é coordenador do Dia Internacional da Animação.