MIS

Museu da Imagem e do Som

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Tendências do cinema documentário

Curso on-line | 04, 06, 11, 13, 18, 20, 25, 27 de setembro, 03 e 04 de outubro, segundas e quartas, das 19h às 21h  

Data

04/09/2023 a 04/10/2023

Horários

04, 06, 11, 13, 18, 20, 25, 27 de setembro, 03 e 04 de outubro, segundas e quartas, das 19h às 21h  

Ingresso

R$ 300,00

As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação.  

O documentário, desde os seus primórdios, surgiu como um problema de definição dentro do âmbito audiovisual e permanece como um tema muito mais amplo e complexo que a simples ideia de “mostrar a realidade como ela é”. Diante disso, cabe buscar não somente o que particulariza esse tipo de produção, como também procurar entender a diversidade de formas e os problemas que o compõem na sua história e no cenário contemporâneo. Para melhor entender essa problemática, o curso será pautado pela apresentação e pela análise das tendências que constituem o cinema documentário, se concentrando na sua diversidade de estilos e abordagens, que serão responsáveis por se aproximar de uma definição sobre a especificidade da prática documental diante das demais produções audiovisuais.  

Aula 1 | A ética 

Pretende delimitar conceitualmente o termo documentário, analisando as suas características e problemáticas. Serão apresentados fragmentos de filmes que evidenciam as particularidades do documentário, por meio de distintos modos e contextos que apontam para uma reflexão sobre a ética na prática documental.  

Aula 2 | A palavra 

Procura analisar as diferentes formas relacionadas ao uso da palavra no documentário, tanto através de uma perspectiva retórica como poética. Serão analisados fragmentos de filmes que pensam a relação do documentarista com o outro, seja por meio de entrevistas, de conflitos e negociações gerados entre ambos, assim como do uso reflexivo e argumentativo da voice over.  

Aula 3 | A performance  

Pretende analisar a questão da performance no documentário, através das suas variadas vertentes. Serão analisados fragmentos de filmes que entendem tanto o sentido performático dos personagens, como também procuram problematizar a relação entre o real e a ficção, a partir de dispositivos narrativos que ampliam a ideia de criação e representação.  

Aula 4 | O método  

Pretende fazer uma análise mais minuciosa sobre a questão dos métodos construídos pelos documentaristas para realizarem os seus filmes. Serão analisados fragmentos de filmes que evidenciam a construção de dispositivos narrativos e técnicos que delimitam a abordagem do realizador sobre o que ele pretende mostrar no seu documentário.  

Aula 5 | O pensamento 

Procura abordar a questão do pensamento no documentário, a partir de obras e conceitos relacionados ao ensaio e filme ensaio. Serão analisados fragmentos de filmes que concebem o documentário como experimentação formal, seja a partir do uso da metalinguagem, das elaborações intertextuais ou da criação de conceitos que correspondam ao ponto de vista buscado pelo documentarista.  

Aula 6 | O arquivo 

Pretende abordar a questão dos arquivos fotográficos e audiovisuais no documentário, com destaque para as diferenças entre filme de compilação e found footage. Serão analisados fragmentos de filmes que problematizam a ressignificação das imagens de arquivo, seja através da sua própria materialidade ou a partir das construções narrativas no uso de imagens caseiras e imagens operativas.  

Aula 7 | O autorretrato  

Pretende analisar questões relacionadas ao autorretrato no documentário, através de práticas como filmes-diário, vídeo-cartas e documentários de busca. Serão apresentados fragmentos de filmes que trabalham temas como o testemunho, o exílio, o silêncio e a pós-memória, em obras que vão desde o cinema de vanguarda até o documentário contemporâneo.  

Aula 8 | O social 

Pretende abordar as relações entre cinema e política, através de obras que procurem mostrar tanto um engajamento sobre alguma questão social, como a intenção em realizar um cinema militante. Serão apresentados fragmentos de filmes que pertencem a diferentes contextos, que refletem um entendimento sobre o uso do documentário como meio para conscientização e/ou mobilização social.  

Aula 9 | O espaço 

Pretende analisar como o documentário trabalha a questão da demarcação do espaço físico no qual o registro se insere e como isso assume protagonismo nas escolhas narrativas e estéticas. Serão analisados fragmentos de filmes que abordam desde a questão do confinamento num espaço restrito, passando por quatro temas, como o uso do espaço cotidiano, lugares abandonados e as relações que estabelecem com o tempo.  

Aula 10 | As tecnologias 

Procura analisar de que forma as inovações tecnológicas contribuem para uma ampliação sobre o entendimento do documentário, como é o caso de webdocumentários, projetos concebidos em cd-rom e filmes feitos em celular. Serão apresentados trabalhos que problematizam a ideia do documentário como filme, para expandir a sua atuação nos campos de concepção, registro e exibição. 

Sobre o professor Rafael Valles

Rafael Valles é docente, escritor, pesquisador e realizador audiovisual. Doutor em Comunicação Social pela PPGCOM/PUCRS (2018). Foi bolsista da CAPES (2014-2018) durante o doutorado e realizou Doutorado Sanduíche (Bolsa PDSE-CAPES) em 2017, no Departamento de Periodismo y Comunicación Audiovisual da Facultad de Humanidades, Comunicación y Documentación da Universidad Carlos III de Madrid. É mestre em Cinema Documentário pela Fundación Universidad del Cine (Buenos Aires, Argentina – 2011) e graduado em Comunicação (PUCRS – 2005). Autor da biografia "Fotogramas de la memoria – encuentros con José Martínez Suárez" (Argentina, INCAA-ENERC, 2014) e de artigos para revistas acadêmicas, como Devires (UFMG), Contracampo (UFF), E-Compós (DF) e Galáxia (PUCSP). Organizador dos livros “50 olhares sobre o cinema gaúcho” (ACCIRS, 2022) e "Cinesofia”. Atualmente, é integrante da Associação de Críticos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e da AAMICCA. 

Condições dos cursos MIS

→ Aulas gravadas
As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

→ Gratuidade na compra do 11º curso (valor máximo de R$250)

→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

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