Data
21/09/2015 a 05/10/2015
Horários
segundas, das 19h às 22h
Ingresso
R$80,00
Inscrições encerradas
O curso aborda a relação entre François Truffaut (1932-1984), exímio diretor e apaixonado pelo ofício de interpretar, e seus atores, que ele transforma em importantes balizas estéticas para desenvolver da sua linguagem audiovisual. Truffaut busca na história do cinema momentos importantes da relação diretor-ator para fundar sua colaboração com as atrizes e, principalmente, com Jean-Pierre Léaud, seu alter-ego e amigo.
O curso terá três encontros que versam sobre a formação de Truffaut e seu vínculo com os diretores Hitchcock, Renoir, Godard e Bergman; a parceria com Jean-Pierre Léaud e a relação do diretor com as atrizes Jeanne Moreau, Fanny Ardant, Cathérine Deneuve e Tsai Ming Liang, respectivamente. Cada uma dessas conexões de Truffaut determinam, a seu modo, os rumos das filmagens e o processo de criação de suas produções. Também serão vistos trechos de filmes do cineasta e de outros autores que o influenciaram ou foram influenciados por sua obra.
Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições
Sobre o professor
Pedro Maciel Guimarães é professor e pesquisador em História e Estética do Cinema e do Audiovisual. É mestre e doutor em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e pós-doutor pela ECA-USP. Publicou o livro Créer ensemble : la poétique de la collaboration dans le cinéma de Manoel de Oliveira (EUE, Sarrebruck, 2010) e organizou o livro-catálogo Douglas Sirk, o príncipe do melodrama. É autor de textos das coleções Folha Cine Europeu (2011), Folha Charles Chaplin (2012), Folha Grandes Livros no Cinema (2013) e Folha Grandes Astros do Cinema (2014). Integra, desde 2011, o grupo de curadores da Cinema Sem Fronteiras (Mostra de Cinema de Tiradentes, CineOP e CineBH). Foi professor de cinema da FAAP, da ECA-USP e do projeto Pontos MIS.