Data
09/12/2009
Retirar ingresso a partir de 1h antes da exibição.
O diretor e artista Wagner Malta Tavares apresenta a trilogia de curtas Uma Diversão Um Tormento Uma Ocupação. Para o artista, os três vídeos constituem uma unidade, sem ordem ou hierarquia necessárias e têm profunda relação com o restante de sua produção, voltada à escultura. Gravados em plano sequencia, os audiovisuais de Wagner, assim como suas esculturas, atribuem novas significações a formas pré-existentes. Após a exibição, haverá um coquetel.
Segundo o diretor, “Trata-se, em geral, de uma situação, um objeto, uma luz, um evento presente, mas até então invisível, que se manifesta”. “Embora sejam três vídeos e o título também tenha três partes, nenhuma delas se refere exclusiva ou precisamente a algum curta. Os três têm esse temperamento, expresso pelo nome. O resto é visualidade”, explica Wagner.
Sobre Wagner Malta Tavares
Wagner Malta Tavares desenvolve seu trabalho desde 1998. Sem se prender a nenhuma linguagem específica, o artista faz uso do vídeo, escultura, fotografia, desenho, colagem, performance e instalação. Wagner lança mão da ficção científica como universo de possibilidades e de busca da identidade do homem contemporâneo. Há um constante diálogo entre a obra de Wagner e a literatura, principalmente o teatro. Pirandello, Shakespeare, Samuel Beckett, Ésquilo, Sófocles e Eurípedes são referências importantes trabalhos do artista. Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior como Centro Universitário Maria Antonia, CCSP, FuNARTE RJ, Rider Project em Chicago e NY e Accident no Mnac em Bucareste. Ganhou diversos prêmios e, em 2006, foi selecionado para ser artista residente no The Art Institute of Chicago pela Fundação Iberê Camargo.