Organizada pelo artista paulistano Raimo Benedetti, a oficina tem como objetivo investigar o universo videográfico de modo reflexivo e criativo e expandir os elementos da cultura digital. Em debate, a linguagem cinematográfica pautada por obras cuja plasticidade e elaboração visual são características relevantes. Uma produção experimental analisada por meio de filmes antigos a novíssimos.
Os exercícios de aula são baseados em processos de criação coletiva, podendo produzir trabalhos em diversos formatos ou categorizações como o curta-metragem, a videoinstalação ou vijing. O processo de edição de imagens parte de um invento criado pelo artista, a “trakitana” um potente mecanismo artesanal de processamento e manipulação de imagens.
Sobre o professor
O artista Raimo Benedetti começou dar aulas em 2000 e a partir de então seu trabalho tem sido visto em instituições artísticas como MAM de São Paulo, Fundació La Caixa, ERTZ, Itaú Cultural e Galeria Vermelho e em instituições acadêmicas como ECA-USP, Faculdades Santa Marcelina, UFsCAR e UNESP de Baurú.
Participou de festivais ligados a vídeo, dança e artes-plásticas como Animac (Lleida, ES), Cube (Pamplona, ES) Motomix, Condança (Porto Alegre), Festival de Cine de São Luís, entre outros.
Público alvo:
Interessados nas matérias audiovisuais como vídeo, cinema, artes-plásticas. Indicado para iniciantes e iniciados.