MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Videology

O MIS apresenta a primeira edição do Videology, panorama de videoartistas da nova estética audiovisual brasileira. Com curadoria do artista visual e pesquisador Emerson Pingarilho, o evento reúne nomes como Rick Castro, Modular Dreams, Bruno Nogueira e Dynavision.

Data

17/11/2015

Horários

19h às 21h

Sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS.

O MIS apresenta a primeira edição do Videology, panorama de videoartistas da nova estética audiovisual brasileira. Com curadoria do artista visual e pesquisador Emerson Pingarilho, o evento reúne nomes como Rick Castro, Modular Dreams, Bruno Nogueira e Dynavision.

Videology
apresenta trabalhos feitos a partir de mídias híbridas, digitais ou analógicas, que proporcionam aproximação de artistas de diferentes culturas e de semelhantes plataformas de criação audiovisual. O evento conta com a participação dos videoartistas Modular Dreams, Bruno Nogueira, Dynavision, o americano Rman e um mixvideo surpresa. A mostra tem como convidado especial Rick Castro, apresentando uma seleção dos seus trabalhos em vídeo e sua influência.

Ricardo Càstro é graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie, com especialização em Artes Plásticas pela FAAP. É artista visual, performer e criador da Abravanação. Através de instalações, vídeos, performances e objetos, Ricardo Càstro propõe o deslocamento do indivíduo que abre-se a novos espaços mentais, à renovação de atitudes cotidianas, à destruição de padrões e ao redesenho de um pensamento livre. Ideias de magia, ciclo, morte e renascimento estão presentes na produção do artista. 
Site: 
 
Modular Dreams são 2 amigos que seguiram a mesma carreira no território da criação e da produção audiovisual. Fazem uma busca pelo processo de criação e manipulação de imagens de uma forma mais orgânica e artesanal. Geram e manipulam imagens através dos circuitos eletrônicos, como os vídeo sintetizadores e registam todos os experimentos. Acreditam na coesão conceitual, no minimalismo e na singularidade de cada imagem que geram e no impacto profundo das suas cores e brilho. Trabalham todas as possibilidades possíveis de cada imagem.
 
Bruno Nogueira é um dos fundadores da LAÇO, que é um ambiente de trocas e plataforma para a divulgação de experimentos artísticos. Além disso, propõe experiências através da inserção de signos no espaço, que agem como disparadores de sensações em performances audiovisuais, com uso de luz e projeção.
 
Bruno Dicolla é artista motion designer, produziu audiovisuais para a MTV e participou de mostras internacionais de videoarte como Museum of Art and Design NYC, Pictoplasma Berlin Festival, Galeria Polinésia.
 
Dynavision é Akin Deckard, músico e ativista do Coletivo Metanol e Aural, artista visual. O duo desenvolve uma linguagem analógica em VHS baseado na produção musical na qual estão envolvidos. Os artistas tem produzido registros da vida cultural noturna de São Paulo, "Party Videos" como fonte para suas realizações em vídeo.
 
Sobre o curador
Emerson Pingarilho é artista visual e pesquisador de interfaces digitais e videoarte. Curador de Net.art. e doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Possui uma produção artística interdisciplinar. 
 
Governo do Estado de SP