MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Workshop Videodança de Bolso

O workshop tem como objetivo o aprendizado do processo de criação de flipbooks, ringtones e videodança de bolso a partir de estudos de dança

Data

06/02/2009 a 14/02/2009

Ingresso

Inscrição R$ 50,00

Vagas: 12

O workshop tem como objetivo o aprendizado do processo de criação de flipbooks (cinema de dedo), ringtones e videodança de bolso (aqueles produzidos com e para dispositivos portáteis) a partir de estudos de dança e decomposição do movimento.

O principal foco, além de incentivar a experimentação audiovisual em dança, é o pensar-fazendo, para que haja uma apropriação consciente das linguagens abordadas e das novas tecnologias, identificando como essas possibilidades podem ser aproveitadas.

Durante o curso são abordados temas como análise de videodanças, decomposição do movimento na fotografia de Marey e Muybridge, cinema de corpo, estudos de enquadramento, mapeamento de tecnologias e técnicas para produção de vídeos de bolso, formatos e codecs de compressão, cultura do software livre e novas visões de autoria. As peças produzidas pelos alunos serão distribuídas como conteúdo para celular e pela Internet.

O tema sugerido para os vídeos é o Carnaval.

Público alvo:

Videomakers, bailarinos, coreógrafos, designers, VJs, fotógrafos, estudantes, professores, arte-educadores, entre outros interessados.

Os participantes da oficina preferencialmente devem trazer algum ou vários dispositivos móveis para trabalhar com eles, podendo ser:

Câmeras fotográficas digitais, celulares, smartphones, tocadores de vídeo, PDAs com câmera fotográfica, com captação de vídeo e/ou áudio que já tenham transmissor sem fio (Bluetooth, infravermelho ou WiFi), cartão de memória ou cabo USB. Devem trazer também os cabos e CDs necessários para a transferência de arquivos.

Professores:

Nacho Durán produziu vários trabalhos em novas mídias que têm como elo em comum a pesquisa e experimentação com micro-cinema, interatividade e Vjing.

Maíra Spanghero trabalha com ensino, pesquisa e curadoria na área de Dança, Corpo e Novas Mídias. É doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e professora do Departamento de Ciência da Computação.

Inscrições aqui.

Governo do Estado de SP