MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Caminhos da mente e da lente

Uma retrospectiva dos trabalhos do artista visual Rudi Böhm

Data

03/03/2023 a 09/04/2023

Horários

Terças a sextas, das 11h às 20h (última entrada às 19h) Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (última entrada às 18h)

Ingresso

Ingresso gratuito Retirada do ingresso diretamente na bilheteria do Museu

O Museu da Imagem e do Som (MIS), inaugura, em 3 de março, a mostra Caminhos da lente e da mente, que traz uma retrospectiva dos trabalhos do artista visual Rudi Böhm.

A exposição reúne uma série de trabalhos, de diferentes linguagens e segmentos, de um artista plural e diverso: Rudi Böhm, austríaco naturalizado brasileiro. Por meio de uma vasta gama de experimentações artísticas, protagonizadas pela fotografia, o artista esmiúça, de forma criativa e autêntica, possibilidades realistas e abstratas. Assim, cria uma narrativa, ou um “caminho”, em que reúne a lente (no fazer fotográfico) com a mente, no ebulir de ideias, referências, reflexões, contradições e quereres.

O percurso da exposição inclui, entre outras, a série “Mementos” (relembrar em latim), onde, lançando mão de imagens feitas nas décadas de 1960 e 1970, o artista, após digitalizá-las, as relê com tratamentos cromáticos e pinturas. Também está na mostra uma série fotográfica da região de Serra Pelada, no sudeste do estado do Pará, realizada em 1982, no ápice da exploração de ouro; além de um tríptico diretamente influenciado pela Art Nouveau do início dos anos 1900, trazendo a atmosfera vienense de Schiele e Klimt.

Sobre o artista
Rudi Böhm
nasceu em Viena, na Áustria na década de 1940 e se graduou em Indústria Gráfica, diretamente influenciado por seu pai, um artista aquarelista e tipógrafo. Rudi tem em sua trajetória contribuições importantes às artes em fotografia, programação visual, cenografia teatral, ilustração, entre outras. Nos anos 1970, no Brasil, integrou a equipe de criação visual da TV Globo, atuando na criação de aberturas e vinhetas, nos anos 1980 abriu sua própria empresa de cinema, especializada na finalização de filmes. Desde os anos 2000 tem se dedicado à programação visual para televisões públicas, contribuindo diretamente com a TV Escola, TV Bahia e TV Brasil.

Governo do Estado de SP