MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Conexão Cultural | Mulheres que transformam

Com o objetivo de integrar as pessoas e a cidade por meio da arte, o Conexão Cultural São Paulo reúne exposição, feira de artesanato, música e gastronomia no MIS.

Data

09/07/2016

Horários

Confira os horários na programação ao lado

 *Para essas atividades é necessária retirada de ingresso com 1h de antecedência na Recepção MIS

Com o objetivo de integrar as pessoas e a cidade por meio da arte, o Conexão Cultural São Paulo reúne exposição, feira de artesanato, música e gastronomia no MIS. Com o tema Mulheres que transformam SP, a décima edição que acontece no dia 9 de julho, traz obras, reflexões e projetos realizados exclusivamente por mulheres.

 
Confira a programação completa:
 
EXPOSIÇÃO
O Olhar Feminino que Transforma São Paulo 
12h às 20h | Foyer
Com o intuito mostrar a força de transformação do público feminino na cidade de São Paulo por meio da fotografia, o MIS e o Conexão Cultural convidam a todas a participar da exposição O Olhar Feminino que Transforma São Paulo. Participe da convocatória “#conexaomis, o olhar feminino na fotografia”. Por meio do aplicativo Instagram, serão selecionadas as melhores fotos que mostram como a mulher transforma a cidade de São Paulo. Participe até 09.7!
 
ARTE URBANA
Mulheres que fazem
12h às 17h | Área Externa
Mag Magrela e Paula Rezende pintam imagens que representam “a mulher que faz”.
 
GASTRONOMIA
12h às 20h | Área Externa
Chefs e empreendedoras na área da gastronomia como As Lourdetes e Deepali apresentam pratos e comidinhas especiais. 
 
ARTESANATO 
12h às 20h | Área Externa
Roupas sustentáveis, bancos, impressos feitos por mulheres que inspiram inovação, delicadeza e transformação. 
 
OFICINAS
Oficina de capoeira com o grupo Quilombelas
12h às 13h30| Área Externa 
As Quilombelas (mulheres do grupo Quilombola de Luz Capoeira) propõem uma oficina para compartilhar o treinamento técnico e vivenciar momentos proporcionados pela roda de capoeira representada como espaço de luta, resistência e conhecimento do próprio corpo além de um instrumento de rompimento das barreiras sociais e busca pela autonomia feminina.
 
OFICINA
Defesa Pessoal Para Mulheres
13h30 às 15h | Foyer (30 vagas)*
A oficina busca ensinar técnicas de reação utilizadas para preservar a integridade física de forma simples e eficaz através do Kung Fu. As participantes aprenderão a forma mais adequada de reagir em situações de risco através do conceito da defesa pessoal, que proporciona a todas uma melhoria da condição física e psicológica.
A aula será ministrada por Isadora Carvalho Gouvêa, faixa preta de Kung Fu estilo Choy Lay Fut e profissional de Educação Física.
 
DEBATE
Violência Contra a Mulher
15h | Auditório MIS*
Representantes de coletivos feministas e defensoras do direto da mulher debate sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea, assim como os desafios que ela enfrenta com relação à violência com Ana Lívia da ONG Minha Sampa; Ana Carolina; Advogada OAB com foco para mulheres; e Ana Lucia Keunecke da ONG Artemis.  Moderação Marília Neustein (jornalista do Estadão).
 
CINEMA
Que Horas Ela Volta?
16h30 | Auditório MIS*
Val, uma mulher que deixou a filha no interior de Pernambuco e foi ser babá em São Paulo, atrás de estabilidade financeira. Treze anos depois, sua filha resolve ir para São Paulo tentar vestibular. Mas a menina não se comporta do jeito que os patrões de Val esperam.
 
DEBATE
Mulher no poder ainda incomoda?
18h30 | Auditório MIS*
Convidamos três mulheres de destaque da cena cultural e política de São Paulo para debater o crescimento e a importância da participação da mulher como protagonistas em diversos segmentos na sociedade. O protagonismo feminino ainda incomoda? Por que parte da sociedade ainda lida com resistência à mulheres em papéis de destaque?
 
Convidadas: Eliane Dias (produtora e empresária do grupo Racionais MC’s), Cecília Achutti (blog Mulheres na Computação), Barbara Gancia (jornalista e colunista do jornal Folha de S. Paulo, atualmente é também uma das apresentadoras do programa Saia Justa, do canal GNT) e mediação de Adriana Couto (jornalista e apresentadora do programa Metrópolis).
 
SARAU
Mulher na Arte 
19h às 20h | Área Externa
Selecionamos artistas que buscam os sentidos possíveis da mulher, por meio da literatura, da música, das performances corporais etc. O principal objetivo deste encontro é trazer à luz toda a produção cultural que tem sido feita apenas por mulheres, com foco em diminuir a desigualdade de gêneros que nos assombra há séculos e séculos. Haverá, também, espaço para o microfone aberto e distribuição de poemas impressos, selecionados especialmente para este dia. Curadoria: Mariana Portela. 
 
MÚSICA
Clarianas
17h | Área Externa
Clarianas é um grupo musical formado por 3 cantoras/atrizes (Martinha Soares, Naloana Lima e Naruna Costa), um rabequeiro/violinista (Giovani Di Ganzá) e uma percussionista (Fefê Camilo), que tem como mote principal a investigação da voz da mulher “ancestral” na música popular do Brasil a partir do contexto da música “natural”, de tradição popular, dos cantos caboclos de matriz ‘africanordestina-indígena-periférica’, das comunidades brasileiras.
 
Anelis Assumpção
20h | Área Externa (sujeito à lotação do espaço)
Anelis Assumpção é uma cantora e compositora brasileira. Seu estilo mescla influências de dub, reggae, afrobeat, rap, música de cabaré, samba e bossa nova. Filha de Itamar Assumpção, a paulista iniciou a carreira aos 18 anos e compõe a maioria das músicas que grava.
Governo do Estado de SP