MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

im.fusion

Lúdica e interativa, a instalação im.fusion chega ao MIS para propor uma reflexão sobre a forma como interagimos com o micro e o macro, em diferentes ambientes e contextos.

Data

09/05/2021 a 18/07/2021

Horários

Terça a domingo, das 10h45 às 17h (última entrada às 16h45, com permanência até 17h).  

Ingresso

R$15 (inteira) e R$7,50 (meia) | cartão de crédito ou Pix Gratuito às terças e para crianças de até 5 anos (obrigatória a reserva antecipada) Venda e reserva pela plataforma INTI  O ingresso é válido somente para o horário selecionado no ato da compra. O visitante deve chegar 15 minutos antes para realizar o check-in. Excedido esse horário, sob nenhuma hipótese será possível ingressar na exposição, e não haverá reembolso. Não é permitida a troca de ingresso para outra data ou sessão.  Campanha Solidária: o MIS aderiu às ações de arrecadação de alimentos do Fundo Social de São Paulo, voltadas a profissionais do setor cultural e criativo em situação de emergência alimentar. Se puder, em sua visita, contribua com alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, açúcar, leite em pó, extrato de tomate, carne seca (charque), sardinha em óleo, farinha de mandioca e biscoito de maisena (validade mínima de 4 meses).

Cassificação indicativa 10 anos

Tempo de permanência na instalação: 12 min.

Lúdica e interativa, a instalação im.fusion chega ao MIS depois de ter estreado no Rio de Janeiro e passado por Belo Horizonte e Niterói. Ela propõe uma reflexão sobre a forma como interagimos com o micro e o macro em diferentes ambientes e contextos. As visitas seguem protocolos das autoridades sanitárias no combate à pandemia.

Tudo acontece em uma sala escura, com 5,7 metros de largura, 4 metros de altura, e 10,4 metros de profundidade. Do micro ao macro, três cenários são explorados. A experiência começa pelo “contato” com moléculas, depois segue para a diversidade de um ecossistema e, por fim, explora a imensidão do universo.

Em 12 minutos, os visitantes estão imersos em formas coloridas, interagindo por meio de sensores com projeções plenas de efeitos especiais – gráficos e sonoros. “As câmeras e os sensores instalados nestes três cenários captam a movimentação das pessoas que passam a interferir randomicamente nas exibições. É como uma metáfora da interação do homem com a natureza”, explica Felipe Reif, um dos idealizadores da experiência, criada em colaboração com mais dez pessoas entre Brasil, Chile e Estados Unidos.

Desde o princípio, im.fusion previa a interação do público sem necessidade de contato físico, num trajeto de sentido único para os visitantes, impedindo o retorno ao início. Com a pandemia, novas medidas foram adotadas como a cortina de tecido, com distanciamento seguro, tratamento antibacteriano e equipamentos de filtragem do ar. Outro cuidado é o limite de seis pessoas por sessão.

A im.fusion é apresentada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e a Youse Caixa Seguradora, incentivado pela Secretaria Municipal de Cultural por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PROMAC

A instalação, criada pela Deeplab Project e produzida pela Dellarte Soluções Culturais em parceria com a BM Produções, conta com o apoio da On Projeções.

Governo do Estado de SP