MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

JOF | José Oiticica Filho

A vasta produção do fotógrafo pode ser vista nesta exposição, que apresenta uma seleção de 167 fotografias feitas entre 1942 e 1964.

Data

21/04/2018 a 17/06/2018

Horários

ABERTURA 21 de abril, às 14h | Entrada gratuita HORÁRIOS 12h-21h ter a sáb 11h-20h dom e feriados A bilheteria fecha uma hora antes do horário final INGRESSOS R$10 (inteira) e R$5 (meia) Gratuito às terças É proibida a entrada na exposição com qualquer mochila ou bolsa maior que 25cmx30cm.

Ingresso

Compartilhe sua foto na exposição com #mis_sp

José Oiticica Filho (1906-1964) contribuiu para a inovação da fotografia brasileira nos anos 1950 e início dos 1960 do século XX.  Ao lado de Geraldo de Barros e outros expoentes da fotografia modernista brasileira, na década de 1950, tirou a fotografia do pictorialismo que ainda reinava entre os trabalhos fotográficos brasileiros.

Filho de José Oiticica (político, escritor e tradutor) e pai dos artistas plásticos César e Hélio Oiticica, Oiticica Filho aproximou-se da fotografia através de sua principal atividade: entomólogo pesquisador do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Suas primeiras imagens são registros precisos e científicos de mariposas. Bolsista da Fundação Guggenheim, trabalhou durante dois anos no Museu Nacional de Washington (EUA), entre 1948 e 1950. No Rio de Janeiro, integrou o Foto-Club Brasileiro e, em São Paulo, o Foto Cine Clube Bandeirante. Publicou diversos estudos sobre entomologia, realizou dezenas de exposições individuais, participou de numerosas coletivas e conquistou mais de 40 prêmios no Brasil e no exterior.

Sua vasta produção pode ser vista nesta exposição, que apresenta uma seleção de 167 fotografias feitas entre 1942 e 1964: microfotografias científicas realizadas durante seu trabalho como entomologista, a forte atuação nos movimentos cineclubistas, a quebra com o pictorialismo, os experimentos com a abstração, as composições geométricas, as recriações fotográficas a partir de manipulação de negativos. JOF será apresentada no primeiro andar do MIS.

A curadoria é de Carlo Cirenza e César Oiticica Filho.

Maio Fotografia no MIS 2018
Anualmente, o Museu da Imagem e do Som dedica um espaço na agenda de programação para exposições exclusivamente de fotografias com obras de artistas nacionais e internacionais. A mostra Maio Fotografia no MIS 2018 fica em cartaz de 21 de abril a 17 de junho e apresenta, além desta, outras quatro exposições: RetraçoEra preciso esperar para saber, Be AwareMalkovich, Malkovich, Malkovich: homenagem aos mestres da fotografia.

Governo do Estado de SP