MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Maio Fotografia no MIS 2017

O Maio Fotografia no MIS 2017 apresenta o recorte da coleção do fotógrafo Allan Porter, editor da revista "Camera", com grandes nomes da fotografia, e mais exposições: do fotógrafo Mauricio Lima, ganhador do Prêmio Pulitzer 2016; "Avessos e paradigmas", com fotos dos veteranos German Lorca, Maureen Bisilliat, Nair Benedicto e Penna Prearo, além da programação paralela com cursos, Foto Feira Cavalete e lançamento da série"Foto MIS", com o acervo fotográfico do MIS.

Data

13/04/2017 a 28/05/2017

Horários

HORÁRIO Terça a sábado, das 12h às 20h Domingos e feriados, das 11h às 19h

Ingresso

R$6 (inteira), R$3 (meia)

Classificação indicativa de Farida, um conto sírio: 16 anos. As demais exposições têm classificação indicativa livre.

 

Anualmente, o MIS dedica um espaço na agenda de programação para mostras exclusivamente de fotografias com obras de artistas nacionais e internacionais. Este ano serão apresentadas sete exposições:

Revista Camera – A fotografia dos séculos XIX e XX traz uma seleção de imagens da coleção que Allan Porter foi construindo durante os anos em que esteve à frente da cultuada revista de fotografia Camera (1966-1981).

Farida, um Conto Sírio* apresenta o trabalho inédito do brasileiro Mauricio Lima, que acompanhou durante seis meses o fluxo migratório de refugiados do Oriente Médio à Europa, tornando-se com este ensaio o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Pulitzer (2016).

A mObgraphia Cultura Visual integra a programação do Maio Fotografia no MIS e traz três exposições: Avessos e paradigmas, com obras dos veteranos German Lorca, Maureen Bisilliat, Nair Benedicto e Penna Prearo fotografando pela primeira vez com celularA arte da observação urbana, do coletivo internacional Hikari Creative, formado por premiados fotógrafos internacionais, com suas produções feitas por smartphones, e a segunda edição do Festival Latino-Americano de Mobgrafias (FLAMOB), que apresenta fotografias premiadas em seis categorias ─ Arte em mobgrafia, Documental, Retrato, Street, Preto e branco e Paisagem.

O Maio Fotografia ainda traz a mostra Passagens da inocência de Giullia Paulinelli, uma das artistas selecionadas pelo programa Nova Fotografia 2017.

Completa a programação uma curadoria especial feita com o acervo de fotografia do próprio MIS, intitulada Caçador e construtor, que tem entre seus destaques obras de Cristiano Mascaro, Arnaldo Pappalardo, Fernando Natalici e Gal Oppido.

PROGRAMAÇÃO PARALELA
Programação gratuita
Retirada de  ingresso 1h antes das atividades na Recepção MIS *exceto lançamentos, oficina Oficina Arte em mobgrafia, Leituras de Portfólio e eventos na área externa
Entrada de todas as atividades está sujeita à lotação dos espaçosEntrada de todas as atividades está sujeita à lotação dos espaços
Sujeita a alterações sem aviso prévio

DIA MUNDIAL DA PINHOLE
30 de abril, domingo
10h às 16h :: oficina com o grupo Cidade Invertida e mObgraphia que integra a programação da Maratona Infantil de abril. A oficina acontece em um trailer adaptado que opera como câmera obscura e laboratório fotográfico e onde haverá demonstrações de fotografia artesanal no Dia Mundial Pinhole. A origem da fotografia unida à nova forma democrática de produzir imagens.
Local: Área externa

CICLO DE CONVERSAS
3 de maio, quarta

19h30 :: Conversa sobre a exposição Revista Camera – A fotografia dos séculos XIX e XX com Wulf Rössler (detentor do acervo de Allan Porter e importante psiquiatra), Patricia Lira (supervisora do CEMIS), Armando Prado (colecionador da revista e fotógrafo) e Camille Chianca.
Local: Auditório MIS
Haverá tradução simultânea para o português

4 de maio, quinta
19h30 :: Conversa sobre a exposição Farida, um Conto Sírio com o fotógrafo Mauricio Lima, integrantes da família Majid, fotografada por Mauricio durante a migração da Síria para a Suécia, Anemona Hartocollis, jornalista do The New York Times e Maria Laura Canineu, diretora da Humans Right Watch no Brasil, com mediação da professora e crítica de fotografia Simonetta Persichetti. 
Local: Auditório MIS
Haverá tradução simultânea para o português

5 de maio, sexta
19h30 :: 10FOT10MIN nesta conversa, dez fotógrafos convidados apresentam um trabalho em dez minutos. 
Local: Auditório MIS

LANÇAMENTOS 
6 de maio, sábado
15h :: Lançamento do fotolivro Marrocos
, do Gringo Coletivo, resultado de uma imersão fotográfica dentro de uma das maiores ocupações sem-teto de São Paulo, um registro documental das consequências das crises urbana, habitacional e migratória pela qual passa a maior cidade da América Latina. Durante o ano de 2016, o Gringo Coletivo, formado pelos fotógrafos Gabi Di Bella e Gui Christ, testemunhou a disputa entre a proprietária do imóvel, os moradores e a polícia. O projeto foi um dos vencedores do Prêmio DOC Fotolivro, concorrendo com outros 107 ensaios.

12 de maio, sexta
19h :: Lançamendo da coleção Foto MIS, uma série de livros mostrando a riqueza e a diversidade do acervo fotográfico do MIS, produzidos em parceria com a SESI-SP editora. Cada livro aborda os aspectos mais importantes de uma coleção, por meio de fotografias ‒ muitas inéditas ‒, e textos que as contextualizam. Primeiros volumes: Alex Vallauri, Memória paulistana, Lambe-lambe e Estrada de ferro Madeira-Mamoré.
Local: entrada do Museu

FOTO FEIRA CAVALETE
6 de maio, sábado, das 12h às 20h e

7 de maio, domingo das 11h às 19h
O MIS recebe outra edição da Foto Feira Cavalete, evento para amantes da fotografia, que reúne fotógrafos, galerias, editoras, selos independentes, artistas visuais e produtores. O objetivo é oferecer todo e qualquer objeto fotográfico: impressões, publicações, fotolivros, fotozines, livros de artistas, caixas de fotografias, fotos soltas e também roupas e serviços como impressão fine art, conservação de arquivos etc.
Local: área externa

#FLAMOB TALKS
Organizado pela mObgraphia Cultura Visual, o FLAMOB Talks é uma oportunidade para se aprofundar em temas de interesse da produção mobile com oficinas, palestras e mesas redondas.

● 12 de maio, sexta
14h às 16h30 :: Oficina Arte em mobgrafia [INSCRIÇÕES ENCERRADAS]
A fotógrafa Maria Cecília São Thiago apresenta  técnicas de elaboração de intervenções e criações artísticas à partir de imagens geradas nos smartphones.
Local: Auditório LABMIS

17h :: Coletivos mobgráphicos + Projeção Tumobgrafia 125 anos do Porto de Santos 
Com Tumobgrafia, Hikari Creative, Everyday Latin America e Coletivo Rolê
Mesa redonda com depoimentos de coletivos de mobgrafia e de fotografia que também se utlizam de smartphones em suas atividades. A projeção Tumobgrafia 125 anos do Porto de Santos conta com a presença do presidente da CODESP, empresa que administra os portos no país.
Local: Auditório LABMIS

19h :: Ver, pensar e decidir: um processo criativo
Os autores Márcio Vasconcelos (fotógrafo) e Diógenes Moura (curador) encontram o público para uma conversa sobre o processo que culminou com o livro e a exposição Visões de um poema sujo, baseado na obra de Ferreira Gullar.
Local: Auditório MIS


● 13 de maio, sábado
10h :: Leituras de Portfólio
Para ter a chance de participar da leitura, que será realizada com o fotógrafo Marcelo Greco, os interessados devem enviar seus ensaios fotográficos para mobgraphia@gmail.com, até o dia 5 de maio, sexta. Serão selecionados os quatro melhores trabalhos. Local: Sala de Interfaces

14h :: Tecnologia, comunicação, arte e cultura

Carlos Piazza, Leo Saldanha, No Mirror Magazine e mObgraphia

A mesa discute tendências e novidades no mundo da produção de imagem mobile (video e foto).
Local: Auditório LABMIS

16h :: Superação 2020, o projeto continua

Retrospectiva do projeto inédito #superação2016 com exibição do trabalho produzido ano passado e debate sobre como o projeto seguirá rumo a Tóquio, como parte de uma parceria com empresas e órgãos públicos, que se somam à Iniciativa mObgraphia, projeto de inclusão social e digital da mObgraphia Cultura Visual.

Local: Auditório LABMIS

● 16 de maio, terça

19h30 :: Avessos e paradigmas

Os decanos German Lorca, Nair Benedicto, Penna Prearo e Maureen Bisilliat apresentam o processo de trabalho que gerou a exposição junto com o curador Fausto Chermont e os criadores do projeto, Cadu Lemos e Ricardo Rojas. Após a apresentação haverá visita guiada na exposição. Local: Auditório MIS

Cursos de fotografia
O MIS está com inscrições abertas para quatro cursos de fotografia: Fotografia de paisagens (16 a 25 de maio); Fotografia contemporânea (15 a 31 de maio), Fotografia criativa e projetos autorais (1º a 29 de junho) e Introdução à fotografia como arte – Módulo II (6 a 27 de junho). Nos dois primeiros cursos os alunos ganham um ingresso gratuito e participam de uma visita guiada pelo professor à exposição Maio Fotografia no MIS 2017.

Sobre o Maio Fotografia no MIS
Criado em 2012, o projeto Maio Fotografia no MIS, que tem curadoria de André Sturm, dedica cerca de dois meses por ano à fotografia, com todos os espaços do Museu tomados por exposições, seminários e oficinas. Em suas cinco edições figuraram importantes artistas, nacionais e internacionais, como André Kertész, Andy Warhol, Carlos Eber, Chico Albuquerque Claudio Edinger, Gregory Crewdson, Josef Koudelka, Martin Parr, Valdir Cruz, Vivian Maier e Willy Ronnis.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 
Farida, um Conto Sírio* 16 anos
Todas as outras mostras têm classificação livre

Governo do Estado de SP