MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Maureen Bisilliat – Presente do futuro

A exposição apresenta obras que exploram a relação da fotógrafa com grandes escritores da literatura brasileira

Data

12/05/2023 a 16/07/2023

Horários

terças a sextas 10h às 19h | Permanência até 1h após o último horário sábados 10h às 20h | Permanência até 1h após o último horário domingos e feriados 10h às 18h | Permanência até 1h após o último horário

Ingresso

Gratuito Retirada do ingresso diretamente na bilheteria

Classificação indicativa livre 

Nascida na Inglaterra, Maureen Bisilliat veio ainda muito jovem para o Brasil, na década de 1950. Durante toda sua estadia em território brasileiro, a fotógrafa sempre se mostrou sensível e intrigada em relação a temáticas muitas vezes ignoradas socialmente. 

Por conta de toda sua trajetória, o Instituto Olga, que possui como missão a promoção de eventos e oficinas culturais para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, convidou a renomada fotógrafa para a produção de um livro que contasse a história de importantes obras da artista. 

Dessa forma, nasceu o livro “Maureen_2022” e a exposição “Maureen Bisilliat – Presente do futuro”, que apresenta obras que exploram a relação da fotógrafa com grandes escritores da literatura brasileira: João Guimarães Rosa, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Jorge de Lima, Adélia Prado, Euclides da Cunha, Ariano Suassuna e Mário de Andrade. Trata-se de um dos mais reconhecidos estudos fotográficos acerca da identidade do Brasil, usando como base obras desses escritores que apresentam e ilustram as raízes nordestinas e do sertão. 

Maureen também se aproximou da arte experimental a partir da utilização de Ecoline sobre suas obras originais. A aplicação da aquarela sobre o papel especial prateado confere uma perspectiva lúdica à obra original, acrescentando um toque tropicalista dentro da ótica do sertão. 

Os beneficiários do Instituto Olga puderam participar de oficinas de fotografia, em que tiveram suas habilidades sensoriais estimuladas e concluíram trabalhos também presentes nesta exposição. Com a supervisão de instrutores do Instituto, aplicaram o Ecoline sobre suas fotos, dando a elas novos significados. 

Governo do Estado de SP