MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Mostra LABMIS 2011 – Projetos Selecionados

Conheça os projetos selecionados pelo programa de Residência Artística LABMIS 2011, em cartaz no MIS.

Data

29/02/2012 a 25/03/2012

Horários

Horário de visitação: terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h

Ingresso

R$ 4,00 (50% de desconto para estudantes)

Sobre os projetos
De Novo, Ercília, de Graziele Lautenschlaeger e Rita Wu
No livro As Cidades Invisíveis, Italo Calvino cita Ercília, cidade onde se estendem fios para designar as relações entre pessoas e coisas. De tempos em tempos, Ercília era abandona e remontada em outro lugar. Dialogando com o sintético tratado de desenvolvimento urbano e da própria existência sugerido pelo autor do livro, De Novo, Ercília é um projeto itinerante. Nesta versão, ela é a cidade de São Paulo em uma instalação interativa sonora que convida o visitante a atravessá-la e experimentar padrões corporais e sonoros por meio da interação com uma estrutura cheia de elásticos.

Instalação interativa
estrutura em compensado (2,2 x 2,2  x 3,2m), mangueiras de silicone, ferragens,
microcontrolador e componentes eletrônicos, computador, sistema de som 5.1
material sonoro processado em tempo real
2012

micro.sca.pe/s, de Aline X, Felipe Turcheti, pedro veneroso e Vanessa de Michelis
Instalação que consiste em uma interface de interferência entre imagem e som partindo da captura de vídeos de microscapes – paisagens microscópicas – para projeção em um recipiente preenchido por água tingida de preto. Caixas de som posicionadas abaixo do recipiente são ativadas por frequências do espectro eletromagnético, reconhecidas por um conjunto de sensores dispostos nas imediações da instalação, e transformadas em som com o uso de softwares desenvolvidos em Pure Data e Processing. Os sons gerados são capazes de provocar distúrbios na água, criando movimentos de ondas e padrões gráficos ligados às suas características, àquelas do líquido utilizado na interface, dos materiais utilizados para a montagem da estrututura do recipiente e, por meio do emprego dos sensores, de aspectos site specific do espectro eletromagnético do local onde microscapes é montada.

Instalação
projetor, caixas de som, amplificadores, computador, câmera, recipiente metálico, água, nanquim, suporte de madeira
2012

Digital Interruption, do Zilch
É uma instalação imersiva e interativa que se apropria do espaço para modificar sua perspectiva inicial e transportar o espectador por espacialidades heterotópicas, criando, assim, novos planos de realidade. Explora os processos de percepção e como eles organizam o ambiente à nossa volta. Busca na imagem e no som a sua capacidade de transfiguração espacial.

Instalação interativa
luz, projeção de vídeo de visualização de dados gerado por kinect, som
2012

Floresta Sonora, da Banda Esquizofônica
A Banda Esquizofônica, coletivo multidisciplinar formado por Eduardo Duwe, José Silveira, Kako Guirado, Mica Farina e Moacir Carnelós Filho, tem por objetivo explorar as intersecções e limites entre arte e ciência e apresenta a obra Floresta Sonora, escultura feita de chapas de aço e sensores que mixa, em tempo real, sons produzidos pela interação do visitante no espaço expositivo com a paisagem sonora de uma floresta.

Residências Internacionais
What To Know, de Lucas Bambozzi
É um registro sobre os dias passados em Utrecht, por ocasião de uma residência artística na cidade. As construções visuais ganham subjetividade e refletem alterações da percepção cultural das paisagens e dos lugares-comuns da Holanda. Na medida em que as aparências cedem lugar ao envolvimento com os ambientes, as cenas fazem oscilar as certezas entre as coisas visíveis e as imaginadas, em detalhes subtraídos ou adicionados às imagens. O vídeo reflete o tema do Festival Impakt, The Right to Know, que aborda novas nuances do conceito de privacidade em tempos de wikileaks e sistemas de comunicação ubíquos.

Videoinstalação
monocanal
22’
2011

Vista On Vista Off I, de Denise Agassi
Vista On Vista Off I consiste na realização de três dispositivos estereoscópicos que se referem ao Estreito de Gibraltar. Cada dispositivo contém duas imagens. A primeira é uma fotografia selecionadas em bancos de dados online; a outra, foi obtida no Google Earth, num enquadramento similar. Estas imagens foram feitas por câmeras diferentes e, quando são observadas simultaneamente, fundem-se, dando a ilusão de 3D.

Dispositivo óptico com fotografia anaglífica
26 x 8 cm
2010-2012
fotografia, suporte de ferro, lentes, caixa de madeira e acrílico. 1 dispositivo estereoscópico 50 x 30 x h variável, e 2 dispositivos anaglifos 20 x 30 x h variável
2010-2012

Le Chant des Sirènes, de Cláudio Bueno
Le Chant des Sirènes é um monumento sonoro e invisível, instalado no antigo porto de Québec. Trata-se de uma homenagem a oito mulheres canadenses que morreram no mar, trabalhando com rádio difusão nos navios da primeira e da segunda Guerra Mundial. Hoje, elas cantam permanentemente na margem do rio Saint-Laurent, nas vozes de cantoras contemporâneas que performaram no local. Podem ser ouvidas ao nos aproximarmos das margens do rio, com um aplicativo instalado no celular.

Vídeo-documentação do monumento sonoro site specific instalado no Antigo Porto da Cidade de Québec, no Canadá
04’25’’
2011

Governo do Estado de SP