Data
14/02/2019 a 10/03/2019
Horários
Abertura 14 de fevereiro, às 19h Visitação Terças a sábados – 10h às 20h Domingos e feriados – 09h às 18h
Ingresso
Gratuito | Sujeito a lotação
Classificação indicativa
Livre
Compartilhe sua foto com a hashtag #mis_sp!
Same Putumi é uma indígena Huni Kuin criada nos entornos do rio Envira, nas profundezas da Amazônia, em aldeias acessíveis apenas depois de vários dias de barco. Uma das maiores lideranças de sua região, a pajé e artesã, desde 2014, passa meses a cada ano longe de sua terra natal, procurando explorar cidades e conhecer pessoas que poderiam ajudá-la na busca pelo fortalecimento das culturas indígenas, criando soluções para as atuais vulnerabilidades de seu povo.
Com curadoria do fotógrafo e antropólogo Milton Guran e de Monica Maia, da DOC Galeria, a exposição Nhandepa é o resultado das imersões do fotógrafo Danilo Arenas e da artista visual Vanessa Rosa na aldeia de Same, explorando a conexão entre os desenhos tradicionais geométricos Huni Kuin com as possibilidades criadas pelas novas mídias. A mostra apresenta os trabalhos desenvolvidos nas aldeias Huni Kuin do rio Envira em uma representação da necessidade de diferentes grupos indígenas se reconhecerem e trabalharem juntos.
A mostra é composta por uma série fotográfica de Danilo Arenas e por uma instalação imersiva concebida por Same Putumi e Vanessa Rosa, com expografia de Verônica Natividade.
Programação paralela
No sábado, 16 de fevereiro, às 18h, acontece a apresentação do documentário Huni Kuin: Os Últimos Guardiões e roda de conversa com o diretor do documentário Danilo Arenas, as artistas Vanessa Rosa e Verônica Natividade, a vice-presidente do Instituto Nhandepa Cristine Takua e a presidente Same Putumi.