MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Padre Landell: o homem que inventou o futuro

A exposição apresenta o brasileiro responsável pela invenção precursora ao rádio

Data

03/03/2023 a 16/04/2023

Horários

Terças a sextas, das 11h às 20h (última entrada às 19h) Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (última entrada às 18h)

Ingresso

Gratuito  Ingresso retirado diretamente na bilheteria do MIS

Classificação indicativa livre 

Interligada à exposição “Rádio no Brasil”, o MIS apresenta “Padre Landell: o homem que inventou o futuro”, jogando luz sobre o brasileiro responsável pela invenção do que viria a ser o rádio, na virada do século 19 para o 20. O Museu tem em sua vocação dar destaque a figuras, momentos e temas brasileiros relevantes, sobretudo se sua popularização na sociedade é restrita. Daí vem a iniciativa de celebrar e exibir a trajetória de uma das mentes mais criativas e curiosas do Brasil, cujos experimentos pioneiros reverberam até hoje. 

A curadoria da exposição é da pesquisadora Helena Tassara e do biógrafo Hamilton de Almeida, responsável pela maior e mais abrangente pesquisa sobre Landell de Moura já realizada e autor de diversas biografias sobre ele. O projeto propõe aproximar o visitante deste personagem pouco conhecido, destacando sua relevância técnica na área do estudo de ondas. A mostra conta com uma contextualização de diversos cientistas, físicos e inventores, contemporâneos de Landell, que também contribuíram, cada um a seu modo, para a evolução tecnológica. Numa parceria com o Instituto de Física da USP, a mostra traz, numa instalação interativa, experimentos simples que ilustram todas as descobertas dos personagens citados, de forma lúdica e artesanal. 

Em exibição, estão diversos documentos originais, nunca antes exibidos, vindos diretamente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, como a patente registrada por Landell nos EUA, esquemas e estudos preliminares de seus experimentos e seus diários originais – onde há tanto reflexões e ideias técnicas quanto de caráter pessoal e espiritual. O objeto de destaque da mostra é o transmissor de ondas (wave transmitter), peça produzida em tamanho real pelo colecionador Marco Aurélio Cardoso de Moura, seguindo rigorosamente os detalhes descritos por Landell e mesmo seu modo de construção. 

Governo do Estado de SP