MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Stanley Kubrick

O MIS apresenta a exposição Stanley Kubrick, inédita na América Latina. Realizada em parceria com a Mostra Internacional de Cinema, a mostra reúne singularidade das obras e influências do diretor na trajetória do cinema mundial a partir de centenas de documentos originais, como materiais em áudio e vídeo e diversos objetos de cena, documentos e fotos utilizados em seus longas-metragens.

Data

11/10/2013 a 12/01/2014

Horários

Última semana de visitação: Horário especial terça a quinta, das 12h às 21h; Sexta (10.01): das 12h até às 24h; Sábado (11.01): das 10h às 3h da madrugada Domingo (12.01): das 10h às 23h Atenção: a bilheteria do MIS fecha 1h antes do término do horário de visitação Classificação: 12 anos

Ingresso

Informações sobre ingressos no final da página ↓

Folder da exposição
Para acessar o folder elaborado para a exposição Stanley Kubrick, clique aqui.

O MIS apresenta Stanley Kubrick, inédita na América Latina. Realizada em parceria com a Mostra Internacional de Cinema, a exposição reúne a singularidade das obras e influências do diretor na trajetória do cinema mundial a partir de centenas de documentos originais, como materiais em áudio e vídeo e diversos objetos de cena, documentos e fotos utilizados em seus longas-metragens.

Stanley Kubrick é dividida em dezesseis ambientes apresentados em uma expografia inovadora concebida e adaptada pela direção do MIS, que proporciona uma experiência multisensorial inédita.

Nascido em 1928 em Nova York, Kubrick é autor de grandes clássicos do cinema, e reconhecido pelas inovações técnicas, diversidade e riqueza dos temas apresentados ao longo de sua carreira como fotógrafo, diretor, roteirista e produtor. Mesmo antes de começar a fazer filmes, enquanto trabalhava como fotógrafo para a revista Look na década de 1940, Kubrick demonstrou virtuosismo em suas composições, que caracterizaria suas realizações como um dos diretores mais inovadores entre as décadas de 1950 e 1990.

Mais do que trazer uma cronologia do artista, desde o início de sua carreira até os últimos filmes que concebeu, a exposição apresenta a singularidade de sua obra e suas influências em seções dedicadas aos clássicos como Lolita (1962), 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971) e O Iluminado (1980).

Stanley Kubrick – The Exhibition

 

A exposição foi organizada pelo Deutsches Filmmuseum Frankfurt, Christiane Kubrick e The Stanley Kubrick Archive da University of The Arts London, com o apoio da Warner Bros. Pictures, Sony-Columbia Pictures Industries Inc., Universal Studios Inc. e SK Film Archives LLC. Após sua inauguração, em 2004, no Deutsches Filmmuseum Frankfurt, Stanley Kubrick passou pelas cidades de Berlin (2005), Melborn (2005-2006), Gante (2006 – 2007), Zurique (2007), Roma (2007 – 2008), Paris (2011), Amsterdam (2012) e Los Angeles (2012 – 2013).
 

Sobre Stanley Kubrick
Filho de Jacques L. Kubrick e Gertrude Kubrick, Stanley Kubrick nasce em 26 de julho de 1928, no Bronx, em Nova York. Aos 13 anos de idade, ganha uma câmera do pai e passa a frequentar a escola de ensino médio William Howard Taft. Cinco anos depois, começa a integrar a equipe de fotógrafos da revista Look onde fica até o ano de 1951.

 

Em 1956, ele e James B. Harris fundam sua própria produtora de cinema, a Harris-Kubrick Pictures. No ano seguinte, durante as filmagens de Glória Feita de Sangue, em Munique, conhece a atriz Susanne Christian, nascida Christiane Susanne Harlan, e se casa com ela. Após filmar Spartacus, em 1961, deixa Hollywood e se muda para Londres. Quatro anos depois, inicia as filmagens de 2001: Uma Odisséia no Espaço e inicia os preparativos para o projeto Napoleão, nunca finalizado.

 

Em função de reações adversas do público e ameaças pessoais ligadas ao filme Laranja Mecânica, Kubrick e a Warner Bros. tiram o filme de cartaz na Grã-Bretanha, no ano de 1974. Durante todo o verão de 1989, realiza os trabalhos para Inteligência Artificial, baseado no conto Super Brinquedos, de Brian Aldiss.

 

Kubrick recebe o prêmio D.W. Griffith, do The Directors’ Guild of America, em 1997, pelo conjunto de sua obra, e o Leão de Ouro no Festival de Veneza, como tributo a seu trabalho. Falece, dois anos depois, no dia 7 de março, após ataque cardíaco em sua residência próxima a St. Albans, Inglaterra, quatro meses antes da estreia de De Olhos Bem Fechados.

Governo do Estado de SP