O Museu da Imagem e do Som (MIS) foi inaugurado em 1970 e é administrado pela Associação Cultural Ciccillo Matarazzo – ACCIM desde 01 de novembro de 2007. Possui uma coleção de mais de 200 mil itens, como fotografias, câmeras, filmes, vídeos, cartazes e depoimentos, e é conhecido por ter criado um novo conceito de exposições imersivas de ícones como Stanley Kubrick, David Bowie, Tim Burton, Ney Matogrosso, além do sucesso Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição, que permitem um verdadeiro mergulho nas temáticas apresentadas, possibilitando experimentar a arte e a cultura com todos os seus sentidos.
Também estão presentes, no dia a dia do Museu, cinema, música, fotografia, artes visuais, literatura, cursos (presenciais e online), programação infantil, feiras, mostras e bate-papos. Uma profusão de atividades que envolvem toda a comunidade e projetam o MIS no cenário artístico nacional e internacional.
O Museu está à frente também do Pontos MIS, programa de formação e difusão cultural em todo o estado de São Paulo. As cidades parceiras – que somam em torno de 120 – recebem sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando novos agentes e público para a cultura e para o cinema.

